Saese realiza Mentorias para preparação e atualização de anestesiologistas de Sergipe

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) vem realizando semanalmente mentorias para atualizar e preparar os anestesistas sergipanos. De acordo com o presidente da Saese, o anestesista Fabricio Antunes, esse é um novo projeto da atual diretoria da Saese para estimular os anestesistas para realizarem as provas para os Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) e Título Superior de Anestesiologia (TSA), ambos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

“Depois que assumi a presidência da Saese, decidi fazer esse projeto de mentoria com o propósito de estimular a revisão de assuntos em anestesiologia. O TSA é uma titulação mais refinada da SBA, mas as duas titulações precisam de uma preparação, pois têm prova teórica e prova oral”, explicou o presidente da Saese.

Os cursos acontecem de forma online todas as segundas-feiras à noite e em alguns sábados acontecem de forma presencial. “São cursos ministrados por anestesistas ou médicos em especialização sócios da SAESE; uma boa oportunidade de trazer os membros da sociedade de anestesiologia de Sergipe para serem peças fundamentais na construção de todo esse processo. Começamos as atividades em março e estamos a todo vapor com o calendário até novembro deste ano. As aulas presenciais foram realizadas em alguns momentos para ter uma maior interação social entre os anestesistas. Foram dois sábados neste primeiro semestre com as aulas presencias e a proposta é que neste segundo semestre continue com aulas semanais às segundas-feiras e algumas aulas aos sábados”, acrescentou.

Ainda segundo Dr. Fabricio Antunes, o objetivo é que essa mentoria tenha continuidade. “É um novo projeto que vem trazendo mais uma oportunidade dos anestesistas revisarem os temas na área, falarem um pouco sobre atualizações na anestesiologia e poderem melhorar cada vez mais a assistência médica ao paciente e a sua própria formação”, finalizou.

Dentre algumas das temáticas realizadas durante a mentoria estão: Bloqueios periféricos; Anestesia Venosa; Equipamentos em Anestesia; Anestesia para cirurgia torácica; Anestesia e Sistema Cardiovascular; Ética Médica e Bioética – responsabilidade profissional do anestesiologista; Anestesia para cirurgia plástica, dentre outros.

Ascom/Saese