Saese realiza I Curso de Controle Básica da Via Aérea

Preocupada com a atualização constante de seus associados, médicos e estudantes de Medicina, principalmente neste período de pandemia, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) realizou o I Curso do Controle Básico da Via Aérea. De acordo com o presidente da entidade, Dr. Áley Newton Marinho, o curso foi feito em duas etapas. “Na noite da sexta, 2 de julho, foram aulas teóricas on-line, e no sábado, 3 de julho, foram realizadas as aulas práticas, divididas em quatro módulos”, informa.

Este primeiro curso contou com a participação de 20 médicos. “Os participantes puderam praticar até a exaustão, as diversas técnicas de controle adequado de via aérea”, relata Dr. Áley Marinho. Segundo ele, esse é o primeiro da série de cursos que a Saese pretende realizar sobre este tema. “A intenção é que seja realizado mensalmente, atendendo as demandas dos colegas, podendo passar a ser ofertado quinzenalmente”.

A Saese realizou tal curso, observando o cenário epidemiológico atual. Foi notado que, com o advento de novas síndromes e doenças respiratórias, o controle adequado da via aérea tem sido primordial para cuidar e salvar as vidas dos pacientes. “Observando tal necessidade e sabendo que o anestesiologista é um dos especialistas que melhor domina o controle da via aérea, a Sociedade de Anestesiologia se viu responsável por participar mais ativamente no treinamento de médicos e estudantes de Medicina do Estado”, explica o presidente da entidade.

O próximo curso já tem data marcada. Será em agosto, dentro da programação da Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe). “Vai ser um curso pré-congresso, com duas turmas, para um total de 40 participantes”, informa Dr Áley Marinho enfatizando que, se houver demanda, poderão ser abertas turmas no início de agosto, ainda antes da jornada.