QUILOMBOLAS

MPF/SE participou de encontro de comunidades

Representando o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco participou nesse sábado, 18 de abril, em Laranjeiras, do II Encontro do Comitê Gestor das Comunidades Remanescentes de Quilombolas de Sergipe. Durante o evento, a procuradora proferiu a palestra ?O Papel do Ministério Público Federal para os povos tradicionais com ênfase para os quilombolas?.
As comunidades deverão confeccionar um relatório sobre o encontro e encaminhá-lo ao MPF/SE, a fim de que este possa realizar a defesa dos quilombolas de Sergipe a partir das demandas apresentadas por cada um desses grupos. A procuradora da República explicou ainda que está aguardando o resultado dos trabalhos, já em andamento, de demarcação dos limites territoriais das comunidades quilombolas.
Atualmente, Sergipe tem 15 comunidades reconhecidas como remanescentes quilombolas pela Fundação Cultural Palmares, contudo, nem todos os seus territórios foram titularizados. De acordo com o Incra, existem 3.245 famílias quilombolas no Estado.