Qualidade do leite terá monitoramento integrado


A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançou em Sergipe o Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do leite (CQuali-Leite), serviço de informação sobre a qualidade do leite produzido e comercializado em todo o estado. O 1º Encontro Regional do programa aconteceu nesta quinta-feira, 28/8, em Aracaju.


De acordo com o coordenador da Covisa estadual, Antônio Pádua, o objetivo do CQuali-Leite não é unificar a inspeção e fiscalização da cadeia produtiva do leite, mas sim harmonizar os procedimentos para aprimorar principalmente o acesso da população a informações sobre a qualidade do produto. “Trata-se de um banco de dados sobre a inspeção e fiscalização da produção, industrialização e comercialização de leites tipo UHT, pasteurizado e em pó, incluindo resultados de análises laboratoriais e verificação de rotulagens”, disse.


O CQuali-Leite é resultado de uma parceria firmada entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), a Anvisa e os Ministérios da Agricultura e da Justiça. “A rede de dados vai atuar em dois níveis. No primeiro, esses três órgãos de governo trocarão informações relativas ao âmbito de cada um deles em todo o país. Com isso, o trabalho de monitoramento da qualidade do leite será realizado de maneira mais rápida e articulada”, explicou Pádua.


No segundo nível, o CQuali-Leite fornecerá ao consumidor informações sobre o acompanhamento da qualidade do leite, orientando-os para um consumo mais consciente do produto. “Ao se detectar um problema, a comunicação entre as instituições será instantânea. Com essa inter-relação haverá maior uniformidade de ação e melhoria dos processos de fiscalização”, frisou Antônio Pádua.


Participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Polícia Federal e produtores de leite e queijo do sertão sergipano, entre outros. A gerente geral de Alimentos da Anvisa, Denise Oliveira Resende, também participou do lançamento. Durante o ato, membros da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) fizeram uma apresentação do trabalho que desenvolvem na fase de produção e processamento do leite.