PRONTO ATENDIMENTO

O Posto Médico localizado no Forró Caju 2014 já atendeu 297 pessoas que necessitaram de auxílio especializado nesta primeira semana de festa. Localizado ao lado direito do palco Luiz Gonzaga, a unidade realiza atendimento clínico, faz suturas, estabiliza e dependendo do caso até encaminha para as Unidades de Pronto Atendimento ou Hospitais de Aracaju.

Diariamente são oferecidos 12 leitos, sendo dois para estabilização de casos graves, os demais destinados aos atendimentos de baixo e médio risco. A equipe é composta por dois médicos (este número aumentará para três nos últimos dias de festa), um enfermeiro e nove técnicos de enfermagem, além de pessoas do administrativo. Para dar suporte às equipes médicas estão disponíveis duas ambulâncias do SAMU (uma de suporte avançado e uma de suporte básico).

Segundo a assessora de Coordenação da Rede de Urgência da Saúde de Aracaju, Solange Silva, o índice de atendimento está dentro do esperado para uma festa desse porte. Até agora os casos mais grave foram o de uma mulher, no oitavo mês de gestação, que sentiu dores, mas foi encaminhada para a Maternidade Santa Isabel, e o de um senhor com caso de broncoaspiração, porém foi estabilizado e encaminhado ao Hospital João Alves.

"Registramos muitos casos de pessoas alcoolizadas, embora o fluxo de atendimento esteja calmo. Acreditamos que nos últimos dias da festa esse índice aumente, por conta das grandes atrações artísticas, que sempre arrastam multidões para seus shows. Ainda assim, nossa equipe está preparada para eventuais atendimentos, sempre contando com o auxílio do SAMU para o deslocamento dos pacientes", explicou Solange.