PROJETO


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou na quinta-feira, 13/11, o Projeto Samuquinha nas Escolas, no Colégio Municipal Juscelino Kubitschek. Situado no bairro Cora do Meio. A instituição de ensino foi escolhida como escola-piloto do projeto pela quantidade de alunos matriculados, mais de dois mil estudantes.


O Projeto Samuquinha conta com a participação do grupo de multiplicadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) e do grupo de teatro da SMS ´A Arte de Prevenir´. “O objetivo do Samuquinha é desenvolver ações educativas e preventivas aos alunos de escolas municipais sobre a correta utilização do Samu, evitando o mau uso e otimizando o atendimento”, diz o coordenador da rede de Urgência e Emergência da SMS, Marcos Fonseca.


Para desenvolver o projeto, o grupo de teatro da SMS montou uma peça para que a comunidade estudantil pudesse conhecer, de forma lúdica, os serviços realizados pelo Samu. No espetáculo, os arte-educadores também conscientizaram a garotada sobre os prejuízos promovidos pelos trotes. “Apesar do cuidado em filtrar ao máximo as chamadas recebidas, a prática do trote na Rede de Urgência pode gerar desassistência às vítimas de acidentes e prejuízo financeiro por deslocar desnecessariamente uma unidade de resgate”, reforçou.


O Samu 192 – Aracaju foi implementado em 2002 e é um trabalho inovador estabelecido na Política Nacional de Atenção às Urgências Clínicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas e contribui para a melhoria da assistência pré-hospitalar.