Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Academia da Cidade está completando 12 anos de atividades. Com o propósito de promover ações que visem a melhoria da qualidade de vida da população, o programa foi criado em 26 abril de 2004, oferecendo de forma gratuita atividades físicas comunitárias. Entendendo a importância do programa, em 2015 a Prefeitura de Aracaju ampliou o número de polos de 20 para 24, passando assim a atender um maior número de pessoas. As celebrações pelo aniversário vão acontecer em diversos polos, com café da manhã, caminhadas, aulões de zumba, dança aeróbica, dentre outras atividades.
Para a coordenadora de Promoção a Saúde da SMS, Lidiane Gonçalves de Oliveira, comemorar essa data é uma maneira de incentivar ações de promoção à saúde. “A nossa proposta é levar bem-estar para população através do estimulo à prática de exercícios físicos, interação social, atividades recreativas e de lazer. Hoje atendemos aproximadamente 2 mil pessoas de diversas idades, orientando também sobre hábitos de vida saudáveis, o que resulta no cuidado à saúde e na prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras”, explica.
Atualmente o Programa Academia da Cidade conta com 24 polos distribuídos na área de abrangência de 24 Unidades de Saúde da Família. As atividades são executadas cinco dias da semana em praças, escolas de esportes, salões paroquiais, associações de moradores, escolas municipais e estadual e no calçadão da 13 de Julho. A equipe do programa é composta por um coordenador técnico, três supervisores logísticos, 20 professores de educação física e 34 estagiários do curso de Educação Física.
O coordenador do Programa, Ivan Soares, ressalta que qualquer pessoa pode participar das atividades. “Quem tiver interesse, basta realizar a inscrição no polo mais próximo ao bairro onde mora. Caso o usuário tenha algum problema de saúde, ele será encaminhado para fazer um acompanhamento na Unidade de Saúde e assim poderá realizar a atividade física de forma mais segura”, complementou.
Confira os endereços dos polos:
Santa Tereza – Praça das Mães
Robalo – Salão Paroquial da Igreja Sta. Terezinha
Augusto Franco – Praça da Juventude
Areia Branca – Igreja Bom Jesus dos Navegantes (anexo)
Mosqueiro – Emef Elias Montalvão
Santa Maria – Escola de Esportes Prof. Kardec
Orlando Dantas – Igreja Católica (anexo)
Coroa do Meio – Av. Des. Antônio Goes (área de esportes)
Inácio Barbosa – Associação dos Moradores
Médici – Praça Aníval Dantas / Associação dos Moradores
13 de Julho – Calçadão da 13 de Julho
Zilda Arns – Praça Zilda Arns
Bairro América – Praça Franklin Roosevelt /Emef Teixeira Lott
Sol Nascente – Associação de Moradores
Castelo Branco – Paróquia São José Operário / Praça Gilvan Rocha
Tiradentes – Praça Ronaldo Calumby Barreto
CAIC – Emef José Antônio da Costa Melo
Bairro Industrial – Escola de Esportes Dona Finha
São José – Praça Tobias Barreto
Maracaju – Calçadão da Av. Visconde de Maracaju
Santos Dumont – Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia
Bugio – Praça Minervino Costa e Silva
Soledade – Emef Jaime Araújo
Lamarão – Igreja Católica
Com informações da SMS