Prevenção: Programa atua na detecção precoce do câncer bucal

Quase 1.300 pessoas já foram atendidas e passaram por avaliação bucal dentro das ações do programa Sorrir Sergipe. Desse total, 55 usuários foram encaminhados para acompanhamento, com suspeita de câncer na cavidade oral. A detecção precoce da doença para o encaminhamento para o tratamento é justamente o objetivo do programa do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Mais conhecido como ‘câncer de boca’, esse é um dos tipos de maior incidência da doença. E, quanto antes for descoberto, maiores as possibilidades de tratamento. “A gente sabe que os índices desse tipo de câncer no estado são altos, sendo o terceiro câncer que mais acomete o sexo masculino. E como estratégia da secretaria para chamar a atenção dessa temática, nós criamos esse projeto”, explicou a referência técnica da Saúde Bucal da SES, Fernanda Cosenza.

Criado em junho de 2023, o programa Sorrir Sergipe traz informação e prevenção em saúde bucal para os sergipanos e desde sua implantação já foram realizadas 1.266 avaliações bucais. O atendimento é feito por profissionais como cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, que fazem a avaliação em saúde bucal e instruções por demanda espontânea e a todo público a partir dos 12 anos de idade. “Nosso objetivo é otimizar esse tempo de tratamento, pois o câncer de cavidade bucal tem a tendência de avançar muito rápido e ser extremamente agressivo”, alertou.

Com relação às orientações passadas pelos profissionais, eles instruem quanto à exposição solar sem proteção, tabagismo, bem como a associação ao fumo e o excesso de bebida alcoólica e a não vacinação contra o HPV. “Tudo isso é conversado com a população como forma de orientação e, consequentemente, prevenção. A gente orienta a prestar mais atenção aos cuidados pessoais, como passar protetor solar e labial e também mostrar onde tem esses serviços. Na atenção primária à saúde é feito o atendimento clínico odontológico básico”, ressaltou a referência técnica Fernanda Cosenza.

Além de orientação do profissional especializado, os pacientes também recebem kits de higiene bucal contendo escova, fio dental e creme dental. Fernanda disse que uma das vantagens do programa é estar próximo das pessoas, levando os profissionais para o interior do estado para que eles façam uma avaliação bucal da população como um todo. “Se durante a avaliação algum paciente apresentar alguma lesão suspeita, já sai de lá com a data e hora marcada para iniciar o atendimento no Centro de Especialidade Odontológicas (Ceos)”, falou.

Existem oito Ceos de gestão estadual, sendo que cada centro acolhe uma região. “O próximo ‘Sergipe é aqui’ será em Muribeca e o CEO que acolhe a região de Muribeca é o de Capela. Então, caso haja alguma demanda do município, será encaminhado para Capela. No CEO iremos ofertar todos os exames complementares gratuitamente pelo SUS que vai fazer radiografia panorâmica dos ossos maxilares, biópsia da lesão e anátomo patológico”, citou. Caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente já sai do CEO encaminhado para seguir tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Sintomas

Entre os principais sintomas de câncer de cavidade oral estão: ferida na boca que não cicatriza por mais de 15 dias, surgimento de manchas ou placas avermelhadas, esbranquiçadas, ou escurecidas, nódulo persistente, inchaço na mandíbula, sangramento sem causa conhecida, lesões indolores, dentes moles e doloridos sem causa e dificuldade de engolir ou mastigar.

O trabalho já percorreu diversos municípios e deve seguir promovendo assistência odontológica qualificada em todo o estado. A autônoma Ana Lúcia de Oliveira Santos participou do programa Sorrir Sergipe durante o ‘Sergipe é aqui’ em Capela e devido a uma lesão suspeita identificada durante o atendimento foi encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas da região. “Vou regularmente ao CEO para realizar meu tratamento. Gostei muito do atendimento e dos profissionais que me atenderam”, afirmou.

Quem também ficou satisfeita com o programa Sorrir Sergipe foi Kátia Maria Souza da Conceição, que tem o hábito de ir ao dentista anualmente. Para ela, a existência do programa é fundamental para a população do interior. “Facilita muito nossa vida. Eu uso prótese dentária e estava com uns carocinhos na boca, mas fui atendida pela dentista e ela orientou como devo me cuidar”, disse.

Atendimentos

Além do cirurgião bucomaxilo, compõem a equipe do Sorrir Sergipe dentistas clínicos gerais e especialistas, auxiliar em saúde bucal e técnico em enfermagem. Antes de serem atendidos, os pacientes passam pela triagem documental e pelo preenchimento do prontuário, juntamente com a avaliação dos sinais vitais, com aferimento de pressão arterial, glicemia e temperatura.

 

Fonte e Foto SES