PREVENÇÃO DE DOENÇAS

A Saúde de Aracaju, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), tem conseguido mudar hábitos alimentares da população e também de profissionais da secretaria, através do programas de orientação nutricional.  Nesta terça, 31 de abril, Dia Nacional da Saúde e Nutrição, o núcleo destaca a importância da boa alimentação para ter uma vida mais saudável.

 O Núcleo de Apoio a Saúde da Família possui uma equipe de nove profissionais da área de Nutrição, que apóia as Unidades de Saúde da Família (USFs).  A equipe possui, além da proposta de orientação alimentar, a redução de peso. Neste sentido, são desenvolvidos projetos que estimulam essa perda de peso, a exemplo do “Medida Certa”, projeto ainda em fase de teste, mas que já vem mostrando bons resultados.

Segundo a nutricionista Gilza dos Santos, além de usuários do Sistema Únicos de Saúde (SUS) em Aracaju, o projeto também é voltado para profissionais da Saúde. “Realizamos o projeto durante quatro meses com 12 profissionais da USF Elizabeth Pita. Todos os participantes empenharam R$20 e o acumulado foi o prêmio da pessoa vencedora, que perdeu nove quilos. Após a realização desta atividade lúdica, poder ver que eles continuaram com uma prática de vida saudável, é maravilhoso”, ressalta a nutricionista.

Gilza é responsável, pelas USFs, Elizabeth Pita e Osvaldo de Souza, ambas no Bairro Santa Maria. “Pelo fato da população deste bairro ter um menor poder aquisitivo, percebemos um consumo maior de alimentos como salgadinhos, biscoitos recheados, pipocas, produtos industrializados de maneira geral, isto atrelado aos baixos preços e fácil acesso. Isto torna nosso trabalho ainda mais árduo, mas com o desenvolvimento de atividades que promovem a educação alimentar, conseguimos resultado”, reforça Gilza.

Ainda segundo ela, essa é uma preocupação permanente, pelo fato, da sociedade atual se mostrar cada vez mais predisposta às doenças, causadas pela má alimentação, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Bons resultados

Entre desintoxicação e dieta ortomolecular, passando pelo controle do peso semanalmente e adaptação de receitas para deixar o cardápio diário totalmente saudável, a equipe de nutrição do Nasf vem contribuindo para que muitos aracajuanos emagreçam de forma correta.

São introduzimos novos alimentos nas vidas dos participantes, apresentando os grãos, as farinhas de sementes e outras formas de comer corretamente. A eliminação do peso é algo que oscila de pessoa para pessoa, porém, o importante é a alimentação saudável.

Como reflexo da mudança de comportamento no quesito alimentação, muitos usuários do Medida Certa acabam cortando de suas vidas o uso de medicamento para pressão alta, diabetes, etc.