Estudo aponta falha em eficácia de droga contra o colesterol


Um estudo clínico mostrou que a ezetimiba princípio ativo do Zetia, remédio usado para reduzir o colesterol não trouxe benefícios adicionais para a redução do espessamento das artérias, problema que pode gerar obstrução e facilitar derrames e ataques cardíacos.


A ezetimiba faz parte também da composição do Vytorin, outro remédio para redução de colesterol. Os resultados foram divulgados ontem pelas fabricantes dos produtos, os laboratórios Merck do Vytorin e Schering Plough do Zetia.


A pesquisa acompanhou 720 pessoas com problemas genéticos de alta produção de colesterol. Nos dados preliminares, ela mostrou que a ezetimiba não trouxe benefícios adicionais aos que tomavam o Vytorin, se comparados aos que recebiam apenas a outra substância ativa desse remédio, a sinvastatina.


Os dados completos da pesquisa serão apresentados em março. Segundo o “New York Times” informava em seu site ontem, a Merck e a Schering Plough concluíram o estudo em abril de 2006, mas adiaram diversas vezes a divulgação.


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que irá pedir aos laboratórios fabricantes os dados dos estudos para a avaliação das informações.


Colesterol


A ezetimiba é usada para impedir a absorção de colesterol pelo intestino, enquanto a sinvastatina serve para inibir a produção. O colesterol faz parte da composição de lipídios (gorduras) que, em excesso, podem se acumular nas paredes arteriais, facilitando o aparecimento de problemas cardíacos.


Apesar de a ezetimiba ter dado poucos benefícios adicionais para reduzir o espessamento das camadas arteriais, a pesquisa mostrou que o Vytorin baixou o nível de colesterol em 58%, em média, mais do que apenas a sinvastatina (41%).


Em seus sites, os laboratórios afirmaram ontem que, “em geral, o perfil de segurança” do Vytorin foi “semelhante e consistente” com a respectiva bula. Eles não comentaram na internet, entretanto, a possível ineficácia da ezetimiba.


A gerente médica da Merck, Senhorinha Magalhães, afirmou que ainda não é possível explicar as causas do resultado e que nem o próprio autor se manifestou.


Ela chamou a atenção para o fato de os pacientes analisados terem uma doença genética de produção de colesterol, que geralmente provoca índices de colesterol muito acima dos normais.


Outros remédios têm como princípio a ezetimiba, como o Ezetrol (Merck) e o Zetsim (Schering Plough), que é semelhante ao Vytorin.


Fonte: Folha de São Paulo