Prefeitura otimiza cerca de 700 procedimentos da fila de espera do SUS Aracaju

Com o objetivo de reduzir a fila de espera para a realização de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está otimizando as consultas e exames, a partir de busca ativa feita pela equipe de monitoramento, pelo telefone 3304-3534. Até o momento, cerca de 694 procedimentos já foram retirados da fila.
A busca ativa está sendo feita há um mês pelas equipes do MonitorAju, por ligações feitas de segunda a sexta-feira, das 8h e 17h. Até o momento, o serviço já realizou 8.771 ligações e otimizou 694 procedimentos.
“A busca visa garantir o comparecimento desse usuário ao serviço, evitando assim o absenteísmo, ao tempo que exclui da fila de espera usuários que não necessitam ou têm interesse pelo procedimento, e, dessa forma, otimiza o fluxo de atendimento.  Nessa etapa inicial, o serviço priorizou os procedimentos com maior tempo de espera. Foram realizadas cerca de 400 ligações por dia, contatando os usuários sobre exames autorizados de eletrocardiograma e ultrassonografia, que possuem uma fila de espera maior”, explica o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.
 
Cadastro atualizado
Todas as informações relacionadas ao usuário são inseridas no sistema de Prontuário Eletrônico, implantado pela Prefeitura em toda a rede de saúde do município. E para que serviços como o da busca ativa tenham êxito, é fundamental que o usuário sempre mantenha seus dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde, atualizados.
Para ter acesso aos serviços ofertados pela rede de Saúde do Município, pessoas residentes em Aracaju devem estar vinculadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou território. Para esse cadastramento, é necessário buscar a UBS e apresentar um documento de identificação com CPF e comprovante de residência, além de informar contato telefônico ativo.
Portal e aplicativo da Saúde
Ainda segundo Seif, outra forma de acompanhar os serviços agendados é através do cadastramento no Portal e aplicativo da Saúde. Para ter acesso ao Portal, o usuário deve realizar o recadastramento, por meio do link https://aracajusms.voipy.com.br:8091/recadastramentosms, disponível no site da Prefeitura.
“Ao preencher o formulário, é necessário também anexar os documentos pessoais de identificação e comprovante de residência, que podem ser fatura de água, energia ou internet fixa, além de carnê de IPTU ou contrato de aluguel. Já o acesso ao aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’ é possível tanto em Android quanto IOS, e está disponível no Play Store e na Apple Store. Quando todos os dados e documentos são fornecidos corretamente, é enviada para o contato fornecido (WhatsApp, SMS ou e-mail) uma senha de acesso que poderá ser utilizada tanto no Portal quanto no aplicativo. O login sempre será o CPF do usuário cadastrado” enfatiza.
Ao acessar o Portal da Saúde de Aracaju, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria: Agendamento de Consulta, Carteira de Vacinação, Lista de Espera (consultas e exames), Visualização de Agendamento de Exames e Lista Pública de Espera de Pacientes (consultas, exames e procedimentos).