PRÉ-CAJU


Além da beleza natural, Aracaju hoje possui uma característica peculiar diante das outras cidades do país: o excelente serviço de limpeza pública. E para manter com eficiência essa atividade durante a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju Verão 2009, a Prefeitura Municipal já montou a estratégia de atuação.


 


Os serviços prioritários, executados por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), serão o de varrição e recolhimento de lixo. “A nossa atuação será antes, durante e após a festa. Portanto, para garantir o conforto de toda a população, estaremos 375 agentes de limpeza no percurso do evento, ruas adjacentes, inclusive, na área de mangue”, conta o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes.


 


Ano passado, a Prefeitura de Aracaju recolheu 15 toneladas de lixo durante os quatro dias de festa e para este ano a estimativa é maior. “Pretendemos intensificar a coleta pelo fato de o Pré-Caju estar inserido dentro da programação do Verão Sergipe do Governo do Estado”, expõe José Gomes.


 


Áreas verdes


Os cuidados com as áreas verdes no Pré-Caju também são intensificados. Além da proteção em torno de árvores e plantas, a assistência é dada antes e após a festa. “O serviço de irrigação é a solução para manter a vegetação ativa. Após cada dia de evento, a irrigação será imediata. Dessa forma, cinco dias


depois a área já volta ao normal”, garante o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia.