O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) através do Núcleo de Captação dos Doadores, lança a partir de terça-feira, 19/1 , uma campanha interna com o slogan “Vista a fantasia da Solidariedade” através do sistema telemarketing, internet e visita aos acompanhantes dos pacientes internados no Hospital de Urgência Governador João Alves Filho(Huse), além dos funionários das 70 empresas parceiras que há três anos, fazem parte do projeto “Santo de Casa Também Faz Milagre”.
O objetivo da ação é repor os estoques de sangue e garantir a demanda dos hospitais e clínicas públicas e privadas durante o Pré-Caju de 21 a 26 do corrente, e no período do Carnaval, que ocorrerá de 13 a 16 do próximo mês. Os estoques costumam diminuir cerca de 30% no período de férias e nos feriados prolongados, em decorrência do aumento das ocorrências e da queda no comparecimento de doadores voluntários.
De acordo com a assistente social Rozely Dantas, coordenadora do Núcleo de Captação do Serviço Social, a taxa de doações durante todo o ano no estado de Sergipe é de 1,8%, bem abaixo dos 4% previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ela, grande parte das pessoas deixa de fazer doação por causa de mitos que devem ser desvendados com os voluntários em palestras educativas e visitas ao hemocentro.
“O Hemose trabalha todo o ano com campanhas regulares, justamente para incentivar e orientar a população e esclarecer mitos a respeito da doação, como doar sangue engorda; doando sangue uma vez, eu vou obrigatoriamente ter que doar pelo resto da vida para o sangue não engrossar ou ainda que se pode contrair algum tipo de doença ou germe durante o ato de doar. Nada disso é verdade”, afirmou. Já em ritmo de Pré-Caju, a campanha será estendida até o próximo mês quando ocorrerá outro feriado prolongado no período de Carnaval. A expectativa é ampliar em 30% o número de doações. O mote da campanha, que vai até o dia 28 de fevereiro é “Não importa sua fantasia, antes de cair na folia, Doe Sangue no Hemose”. A finalidade da campanha é não comprometer o atendimento aos pacientes com doenças crônicas, como coagulopatias e hemoglobinopatias, e, principalmente, aos internados em serviços de emergência dos prontos-socorros, segundo o Hemose.
O setor de Captação de Doadores da Hemose, reforça a necessidade de doações no período que antecede os feriados. “Tem doadores que se preocupa com as festas e esquece de passar antes no hemocentro. Nos preocupa as plaquetas (componente do sangue que auxiliam no controle de sangramentos), que duram no máximo cinco dias e são usadas na recuperação de cirurgias, por exemplo, então precisa de doadores durante o Pré-Caju”, afirmou. Para doar sangue é preciso portar documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser portador de doenças infecciosas e não estar em jejum.