Pesquisa revela que metade da população brasileira é sedentária

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha constatou que 49% da população não pratica atividades físicas. Médicos, arquitetos e cientistas sociais atribuem o alto índice ao modelo urbano das grandes cidades. Segundo os especialistas, as cidades dão preferência aos carros, fazendo das ruas e calçadas locais impróprios para a prática de exercícios, como caminhada, corrida ou ciclismo.

Dos entrevistados que disseram praticar atividades físicas, 20% as realizam todos os dias e 2% uma vez a cada 15 dias. Os exercícios preferidos são caminhadas, futebol, musculação e natação. As mulheres encabeçam a lista das mais sedentárias, 57% não praticam nenhuma atividade física. Já entre os homens o número se inverte, 60% revelaram fazer exercícios físicos.

A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas, 86%, sabem dos riscos que o sedentarismo pode trazer à saúde, como por exemplo, infarto cardiovascular. Com esses números alarmantes os especialistas defendem que as cidades precisam ter locais seguros, com calçadas sem buracos e áreas arborizadas para a população se exercitar.


Fonte: Folha de São Paulo