Pacientes elogiam atendimento nas Unidades de Saúde com horário estendido

Fotos: (Ascom/SMS) Aparecida Oliveira gostou do atendimento da médica

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Rede de Atenção Primaria (Reap), tem desenvolvido diversas ações para promover e melhorar a saúde dos aracajuanos. Este ano, já são dez Unidades de Saúde da Família (USFs) que estão com seu horário de atendimento estendido até às 20h, o que facilita a vida de pacientes que podem ir até as unidades depois do horário do trabalho. Um dos pacientes que vem elogiando essa iniciativa é o senhor Carlos Antônio, que procurou a USF Dona Sinhazinha para atualizar o cartão de vacina da sua filha. "Sou do bairro Santo Antônio e procurei uma unidade de saúde com horário estendido para vacinar minha filha de 11 anos. Trabalho durante o dia e estava sem tempo para levar minha filha na unidade do meu bairro. Quando fiquei sabendo que posso procurar uma unidade de saúde que funcione durante o período noturno, aproveitei e trouxe minha menina", destaca.

Já a paciente Joelma Bianca Souza explica que o horário estendido já beneficiou toda a sua família. "Eu vim semana passada com o meu marido para que ele fosse atendido no período da noite. Gostei tanto que já procurei fazer a minha consulta e também trouxe meus dois filhos para serem atendidos. Eles nunca mais fizeram exames de rotina, então aproveitei para solicitar ao médico os exames que eles precisam", explica.

"Não tenho tempo de vim durante o dia na Unidade, pois trabalho o dia todo. Achei esse período mais traquilo, pois não tem tanta gente e o atendimento é bem rápido. Já trouxe a minha mãe, que veio mostrar os exames dela e vim fazer uma consulta para mim. Gostei muito da paciência e atenção da médica, que me explicou tudo que preciso fazer". Essa é a declaração da diarista Aparecida Oliveira da Cruz, que vem sendo atendida durante o horário estendido na USF Augusto Franco.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Aline Araújo da Silva, a iniciativa tem diminuído bastante o fluxo de pacientes durante o dia e está contribuindo para diminuir o índice de atendimentos básicos dentro nos Hospitais Municipais Nestor Piva e Fernando Franco. "As unidades possuem equipes a mais para atender a população. Assim, as pessoas buscam os serviços com a certeza que serão bem atendidas e terão os casos mais simples solucionados", afirmou a coordenadora.

Em todas as Unidades de Saúde os atendimentos noturnos são compostos por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, além do corpo administrativo da unidade que permanece de plantão. Em algumas das unidades são disponibilizados dois médicos, uma vez que é registrado maior fluxo de pessoas.

Atendimentos em julho

No mês de julho, foram realizados 11.846 atendimentos, isso mostra que essa ação de estender o horário em algumas unidades tem trazido vários benefícios a população. Dentre os atendimentos realizados, 3.801 foram de enfermagem, 3.753 médicos, 1.481 aferição de pressão arterial e ainda foram administrados cerca de 774 medicamentos. A vacina, só no mês de julho, totalizou 911 doses. E 485 verificações de temperatura foram realizadas.

Muitos pacientes também procuram as unidades de saúde para realizarem curativos, só no mês passado, cerca de 258 pessoas realizaram este procedimento com segurança. Com as constantes mudanças climáticas, algumas pessoas precisam de nebulização, que pode ser encontrado em todas as unidades de saúde. O levantamento de julho ainda totalizou 145 nebulizações. E sempre pensando em medidas preventivas, as unidades de saúde estão constantemente realizando a mensuração de peso, que no mês passado chegou a 238 procedimentos. 

Confira as dez Unidades de Saúde da Família que funcionam até às 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N – bairro Japãozinho).

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 – bairro Santos Dummont).

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N – bairro Coroa do Meio).

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N – bairro Jardim Centenário).

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro – bairro Santa Maria).

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N – conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara – bairro América).

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão – bairro Lamarão).

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes – Grageru).

USF Dona Jovem (Rua Altamira – Bairro Industrial).

Fonte: AAN