Pacientes com câncer têm tratamento interrompido

O tratamento dos pacientes com câncer que são assistidos pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e Hospital de Cirurgia foram novamente interrompidos. Ambas as unidades estão com os serviços paralisados por causa de problemas com os tomógrafos.

No Huse, houve o encerramento do contrato com a empresa privada responsável pela operação da máquina. Na última quarta, 25, conforme garantiu a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram firmados novos acordos com uma clínica particular e uma empresa que fornece operação do maquinário e insumos, para realização de tomografia com e sem contraste.

Já no Cirurgia, um tubo da máquina quebrou no último dia 11 e não há data estimada para conserto, uma vez que os reparos podem ser feitos apenas no exterior.

Sheila Galba, do grupo ‘Mulheres do Peito’, lamentou a situação. “É necessário que os tratamentos tenham continuidade, para adaptar o organismo. Falta medicamentos, máquinas quebram… Isso acontece diariamente, são situações rotineiras que atrapalham a gente”, criticou.

A assessoria de Comunicação da SES informou que os serviços serão reestabelecidos em breve, e que a pasta trabalha para zerar uma fila de 2 mil pessoas que aguardam os procedimentos tomográficos para fazer suas cirurgias eletivas. “Cumprimos todos os trâmites administrativos e assinamos um novo contrato”. 

Já a Assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia explicou que o tomógrafo é de responsabilidade de uma empresa que presta serviços ao hospital. A assessoria detalhou também que a empresa informou sobre a necessidade de troca do tubo de raio-x, que somente é vendido na Alemanha. A peça está em processo de compra e há não previsão para restabelecimento do serviço. Os pacientes estão sendo encaminhados para outra clínicas conveniadas.

Fonte: Infonet