CER IV recebe visita de representante do Hospital de Amor de Barretos/SP

A vice-governadora, Eliane Aquino, acompanhada da secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, estiveram na manhã desta terça-feira, 19, no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) para recepcionar o representante do Hospital de Amor (Barretos/SP), Daniel Marconi. Ele conheceu de perto toda a estrutura física e serviços ofertados.

Durante a visita, o médico coordenador da reabilitação do Hospital de Amor elogiou o trabalho de assistência prestado aos pacientes e o olhar humanizado aplicado na Unidade, que vem resultando em avanços significativos no tratamento dos usuários do SUS assistidos pelo Centro.

“Estou tendo o prazer de conhecer essa estrutura maravilhosa de Sergipe, trocando experiências enriquecedoras. O Centro de Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino é muito bonito, de primeiro mundo, e com divisão para os quatro tipos de reabilitação: física, auditiva, visual e intelectual, incluindo TEA. É muito bom ver que dispõe de profissionais especializados, temos algumas estruturas em São Paulo e outros estados da federação que funcionam nos moldes de excelência do CER IV sergipano”, expõe Marconi com admiração.

A vice-governadora, Eliane Aquino, ressaltou a importância de parceiros como o Hospital de Amor. “Estive conhecendo toda a estrutura do Hospital de Amor e fiquei impressionada com a dimensão da qualidade do serviço, principalmente, por ser cem por cento SUS. O que eu sinto é que estamos vivendo um momento de muita reconstrução do país, dos nossos sistemas públicos de atendimento e, essa questão da qualidade do serviço, da humanização precisa estar, cada vez mais, em nossas discussões como foco. Hoje trouxemos um profissional de Barretos, que cuida da reabilitação, para conhecer o nosso CER IV, que eu não tenho dúvidas ser, em termos de estrutura, um dos melhores do país, por isso, precisamos fazer realmente a inclusão de mais tecnologias e pesquisas para melhorar ainda mais a qualidade”, enfatiza a representante do estado.

De acordo com Eliane Aquino, o Centro de Reabilitação tipo IV tem potencial para oferecer um modelo diferenciado de serviços à população. “O CER IV é um serviço novo e precisa ter também esse conceito novo de olhar o atendimento sempre priorizando as pessoas, a qualidade do que é oferecido a elas. O que eu busco para esse espaço é que, cada vez mais, consigamos melhorar os nossos atendimento, que a melhoria seja na vida dos pacientes, do usuário que chega ao centro”, reforça a Vice-governadora com orgulho.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, destacou o empenho do estado para estruturar os serviços. “Queremos potencializar os atendimentos e contamos com a experiência que o Hospital de Amor já possui. A SES junto com a UFS está trabalhando na construção dos serviços do CER IV e pensando na ampliação, inclusive, das equipes para conseguir atender um maior número de pacientes. Nós queremos um SUS humanizado, para isso, precisamos sentir e perceber como os pacientes sentem”, afirma a secretária.

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho, também esteve presente durante a visita e verifica na parceria com o Hospital de Amor, uma oportunidade que enriquece ainda mais a formação dos futuros profissionais de saúde. “A Universidade já tem discutido com o Hospital de Amor parcerias para formação dos nossos residentes de graduação e estamos expandido isso para os alunos que atuam aqui no CER VI, visamos oferecer aos nossos alunos que já estão incorporados ao CER IV, uma visão diferenciada de atendimento que vai complementar suas formações, desse modo, teremos mais profissionais que se preocupam com as pessoas, com o cuidado. Agora é alinhar com o Governo do Estado como se dará essa chegada do Hospital de Barretos aqui no Centro de Reabilitação, para que possamos planejar as próximas etapas dessa parceria”, destacou o reitor da UFS.

O gestor da UFS falou, ainda, do compromisso que o estado possui com a qualificação dos serviços ofertados pelo CER IV. “O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Sergipe tem sempre a preocupação de procurar parceiros que qualifiquem ainda mais esse atendimento oferecido no CER IV, ou seja, prestando uma assistência ideal para

a população que precisa, uma oferta que esteja em consonância com parâmetros de parceiros que possuem reconhecida experiência no Brasil”, concluiu Valter Joviniano.

 

A coordenadora do CER IV, Sayonara Carvalho, reforça que essas trocas com unidades de sucesso são fundamentais para inspirar os rumos do Centro de Reabilitação do estado. “A importância é sempre as trocas de experiências, somos um serviço em etapas de implantação, a gente vê que pode beber da fonte de outros serviços exitosos e que podemos trocar experiências para implementar esses serviços. É primordial que tenhamos ampliação da integração ensino/serviço, utilizando a potência da universidade, afinal, o CER IV tem tudo para ser um equipamento de excelência no SUS. A nossa doação diária para humanizar esse serviço e quebrar as barreiras da inclusão, sejam físicas ou atitudinais, faz parte do cotidiano do nosso centro, enquanto servidores e gestão”, ressalta.

Fotos: Ewertton Nunes