Outubro Rosa: Saúde Municipal intensifica orientações de prevenção ao câncer de mama

Além do trabalho desenvolvido durante todo o ano, de atividades voltadas à saúde da mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica o controle do câncer de mama, no Outubro Rosa, reforçando durante todo o mês de outubro as orientações de prevenção dessa doença, que pode ser diagnosticada, precocemente, a partir da mamografia, exame disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no país, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar de haver uma série de fatores de risco, a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de garantir qualidade de vida, como destaca a coordenadora da Área Programática e Estratégica da SMS, Kamila Fialho.

“Uma das grandes questões do câncer de mama é o diagnóstico precoce, por isso, é necessário alertar que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura. As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografias de rastreamento a cada dois anos, segundo recomenda o Ministério da Saúde”, explica.

Ainda segundo Kamila, durante todo o ano, as equipes de saúde sempre reforçam a necessidade desse cuidado, porém, uma das causas que leva as mulheres a não realizarem o exame é o medo. “É um tanto contraditório, mas, o receio de encontrar algum problema muitas vezes impede a mulher de recorrer a um médico. É preciso quebrar essa ideia e alertar que quanto mais cedo se descobre um problema, mais cedo ele pode ser solucionado, sem maiores danos”, alerta.

A coordenadora destaca, também, a importância da mulher conhecer o seu corpo, pois, explica, é preciso que se realize a autopalpação/observação das mamas. “Isso pode ocorrer durante o banho, no momento da troca de roupa em frente ao espelho ou em outra situação do cotidiano, e não há nenhuma técnica específica, apenas atenção para qualquer alteração nas mamas. Caso seja percebida essa alteração suspeita deve procurar a UBS do seu bairro”, enfatiza.

Unidade de Saúde

Todo o tratamento deve começar pela Unidade Básica de Saúde. De lá, a paciente é encaminhada para as especialidades médicas e para os exames necessários. Em caso de alteração nos exames, as mulheres são encaminhadas para o mastologista no Cemar Siqueira Campos, onde não temos fila para a realização de mamografia

Dados

Em 2019 foram realizadas 17.941 mamografias e 15.707 citologias pela rede municipal da saúde de Aracaju. Em 2020 os exames foram suspensos temporariamente por causa da pandemia e retomados no mês de julho, seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde.

PAC

Ainda de acordo com a coordenadora, a prática regular de atividade física já foi cientificamente comprovada como um fato que reduz a incidência desse tipo de câncer e também reapareça em mulheres que já tiveram a doença.

“Na SMS temos uma importante estratégia para a prevenção do câncer de mama, a atividade física por meio do Programa Academia da Cidade, que devido a pandemia e o distanciamento social, está realizando vídeoaulas, onde oferecemos aulas com profissionais de educação física habilitados e criativos para tornarem as aulas divertidas e motivadoras”, orienta.