Educação Especial na Perspectiva Inclusiva será tema de capacitação para professores da Rede Estadual

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), vinculada ao Departamento de Educação (DED), realizará a Formação Continuada em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. A capacitação é destinada aos professores da modalidade regular do Ensino Fundamental Menor. As aulas para os primeiros professores inscritos começam dia 16 de outubro. 

Serão ofertadas 100 vagas, direcionadas pelas diretorias regionais de educação de acordo com critérios específicos: o professor deverá ser do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e ter alunos com deficiência matriculados em sua sala. As vagas serão destinadas, de preferência, às escolas da rede estadual que têm um grande número de alunos com deficiência inclusos, ou seja, nas salas de ensino regular.

O curso terá a carga horária total de 60 horas e será ofertado na modalidade a distância, com atividades síncronas e assíncronas, por meio da plataforma Moodle. Essa primeira turma se iniciará no dia 16 de outubro e prosseguirá até 19 de março de 2021.

De acordo com a coordenadora da Dieesp, Lilian Alves, a formação será composta de 12 módulos, e cada um abordará uma deficiência ou um assunto ligado à educação especial na perspectiva da inclusão. Cada módulo será ministrado por um profissional, e o primeiro módulo será ministrado pela professora Lilian Alves. Essa primeira parte tratará da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, que atualmente rege o sistema de ensino de todo o país.

“Essa formação tem a finalidade de qualificar a atuação pedagógica dos profissionais da educação acerca do tema, buscando proporcionar o maior entendimento sobre o assunto e, desta forma, auxiliar na construção de um sistema educacional inclusivo, equitativo e de qualidade. Esse é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. E a gente entende que para atingir essa meta, é necessário ofertar formação continuada aos professores que atuam no ensino regular nas salas de inclusão, ou seja, aquelas salas que têm matrícula de alunos com deficiência”, afirmou Lilian Alves.

Segundo a coordenadora, a ideia é de que o projeto do curso tenha continuidade, abrindo novas turmas futuramente. Ela destaca ainda que essa é a primeira vez que a Seduc, por meio do DED/Dieesp, está ofertando curso de formação em educação especial na perspectiva inclusiva para professores do ensino regular, já que antes os cursos eram ofertados somente aos professores de salas de recursos multifuncionais.

“Como nós sabemos que a rede estadual é grande, essa é apenas a primeira turma. Nós já temos uma previsão de abrirmos uma segunda turma logo no início do próximo ano e, consequentemente, sempre estar abrindo novas turmas, para atender a todos que estão querendo se qualificar na perspectiva inclusiva da educação”, declarou.