Operação carnaval saudável: Saiba como curtir com moderação

Nos dias de carnaval os foliões tem um aumento do gasto energético, por isso é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, dando maior sensação de saciedade. Neste período, o carboidrato vai fornecer energia para curtir todos os dias de festa. 
Segundo a Médica Nutróloga, Paula Cavallaro, tem que investir na hidratação. ´´Beba muita água e dê preferencia à água de coco. Como a atividade física é muito intensa, a água de coco é ideal para repor todos os sais que a pessoa precisa. A cada duas horas de muita folia e dança, recomenda-se uma reposição de sais minerais´´. A médica explica que a hidratação é ótimo até para evitar cãibras, fadigas e dores musculares.
Neste dias, o consumo de álcool é grande.  O álcool desidrata assim que entra na corrente sanguínea. Uma forma de minimizar essa desidratação e evitar os efeitos desagradáveis do álcool, o ideal segundo a médica, é intercalar o consumo com água. A alimentação também é um item muito importante: Ao escolher os alimentos para os dias de folia seria interessante saber o estado nutricional de cada alimento. Paula Cavallaro, aconselha o folião a fazer uma refeição reforçada antes de sair de casa.
Algumas Dicas:
• Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos;
• Opte, por vitamina de frutas, pães, cereais, frios ou ovos. Alimentos que são ricos energeticamente, que têm carboidratos. Comer gordura vai aumentar a desidratação;
• Prefira as carnes magras e brancas, grelhadas, assadas ou cozidas, que contem menos gordura e são fáceis de serem digeridas;
• Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e sais minerais;
• Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;
• À noite, opte por caldos ou sopas.
• Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de fruta, água de coco e isôtonicos, antes, durante e depois da folia.
Acabou a folia comi e bebi demais e agora?
Não é preciso dietas mirabolantes para repor os gastos do carnaval. Alimentação rica em frutas, verduras e nutrientes são suficientes para voltar à rotina. Por isso, para limpar o organismo a Nutróloga sugere ingerir muita água e frutas ricas em água como a melancia e o melão. Frutas ricas em fibras, como o mamão, por exemplo, também são recomendadas. A água de coco vale a pena pra quem pulou carnaval no sol forte e folhas verdes para repor os nutrientes.  Para quem ganhou peso neste período deve começar ou continuar com a atividade física que de modo geral é importante para quem pretende perder peso e se manter saudável.   Nestes dias de ressaca pós-carnaval a melhor dica é: dormir bem,                     comer em vários períodos com poucas porções; priorizar sucos de frutas sem açúcar, água e chás, pelo menos 5 litros ao dia para repor os nutrientes necessários; diminuir o consumo de sal para evitar a retenção de líquidos; evitar frituras que sobrecarregam o fígado ainda mais; manter a prática de atividade para recuperar a forma física.
Fonte: Leandra Guaracho