DST/Aids de Aracaju fará ação de prevenção no Bloco Rasgadinho

O Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará da maior festa carnavalesca de Aracaju, o Bloco Rasgadinho. De 24 a 28 de fevereiro, os técnicos e os voluntários, chamados "Amigos da Prevenção" vão abordar os carnavalescos com a entrega dos preservativos.

De acordo com Ana Carolina Miranda, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, durante todos os cinco dias de festa os "Amigos da Prevenção" estarão em ação, das 18h às 24h, com distribuição de insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino e gel lubrificante), além de informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inclusive o vírus HIV/Aids.

"Diariamente serão ofertados 7.200 preservativos masculinos, 2.000 sachês de gel lubrificante e 500 preservativos femininos para garantir que o folião possa se prevenir, pois o uso correto e consistente do preservativo pode evitar o contágio do HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis e até do zika vírus, que é uma recomendação do Ministério da Saúde", informou Ana Carolina.

Para a coordenadora municipal, a ingestão de bebidas alcoólicas e a alegria do momento tornam o período carnavalesco um dos mais preocupantes para a saúde dos foliões. "É nessa época que aumentam os riscos de transmissão das ISTs. A ausência do preservativo nas relações sexuais expõe o corpo a chances de contrair vírus incuráveis", enfatizou.

Fonte: Ascom/SMS

Foto: Ministério da Saúde