Onco Hematos promove tradicional confraternização de Natal para pacientes

Em um momento de muita música, emoção, troca de presentes e com a renovação do espírito natalino, a Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), promoveu na tarde desta sexta-feira (17), a tradicional Confraternização de Natal para pacientes e colaboradores da clínica.

O Encontro de Natal contou a participação musical da cantora Renata Pessoa e seguindo a tradição dos eventos natalinos anteriores à pandemia, foi realizada a troca de presentes de “Amigo Roubado”. Além disso, este ano, foi criado o Coral da Equipe de Colaboradores, que cantaram músicas para homenagear os pacientes durante o evento.

O gerente de Operação da Onco Hematos, Marcos Andrade, destacou como surgiu a criação do coral de colaboradores. “De uma forma espontânea, pensamos uma maneira de homenagear os nossos pacientes queridos que passam por essa luta tão difícil. Queríamos expressar esse sentimento de amor que sentimos por eles. E surgiu a ideia de cantarmos uma música para eles. Para tornar isso um trabalho em equipe, que é sempre o que a Onco Hematos e o Grupo AMO pensa, nós formamos o coral. Foram feitos ensaios e a ideia é que seja um ponto de partida para outras atividades que possamos fazer juntos, que traga o espírito de equipe que o Grupo AMO pratica”, explicou.

Ainda de acordo com Marcos, essa foi uma oportunidade para descobrir e enaltecer o talento dos colaboradores, a exemplo de Wilson Santos que trabalha na portaria da clínica e se dispôs a compor uma música que foi intitulada de “Natal com Amor” e foi interpretada pelo Coral que também cantou a música “É preciso saber viver”. “É muito bom mostrar os talentos dos colaboradores, além dos talentos técnicos, assistenciais, muitos deles cantam, tocam instrumentos, compõem e é muito bom valorizar a equipe”, informou.

Segundo a psicóloga da Onco Hematos, Viviana Aragão, desde o início da pandemia, apenas atividades e encontros virtuais estavam sendo realizados, mas com as flexibilizações, foi possível realizar o Encontro Rosa no mês de Outubro e agora em dezembro foi retomado o Encontro de Natal de forma presencial. “Retomarmos os eventos presenciais, estarmos aqui hoje celebrando o Natal, só simboliza o tão quanto o nosso enfrentamento frente a pandemia, apesar de tão doloroso, tem valido a pena, hoje há um enorme significado estarmos aqui, celebrando a vida, ressignificando as perdas, nos mantendo esperançosos e atuantes na manutenção do nosso autocuidado. E dentro do contexto oncológico isso tudo ultrapassa um valor ainda maior, uma vez que os pacientes e suas famílias buscam manter-se conectados ao que realmente importa diante da vida, ao viver além da doença, com o essencial”, afirmou.

A paciente Edmilda do Nascimento informou que esse é o segundo natal que participa na Onco Hematos e o primeiro presencial após o início da pandemia. Para ela, que faz tratamento desde 2019, esses momentos de união e descontração entre pacientes e colaboradores é importante no tratamento. “Me sinto muito alegre e me ajuda muito no tratamento, porque me sinto feliz em compartilhar bons momentos. No início da pandemia, sofri muito por ter que fazer o tratamento sem acompanhante, mas o atendimento é tão bom que nunca me senti só. Gosto muito dos médicos, dos funcionários, todo mundo é maravilhoso, não tenho o que falar do atendimento dessa clínica, só agradecer”, disse a paciente, que foi acompanhada com a neta e acrescentou que se diverte muito com a brincadeira do “amigo roubado”.

Já a paciente Janaynna Pires, que foi ao encontro acompanhada do filho e da mãe, deu o seu depoimento durante o “Amigo Roubado”. “Estou aqui a pouco tempo. Comecei meu tratamento em novembro e é a primeira festa que estou participando. Não é fácil, até hoje ainda me emociono quando eu falo, porque ainda é tudo novo. Mas quero agradecer a todo o acolhimento da Onco Hematos, a todos os profissionais, que me acolhem, conversam comigo, assim como minha família que me dá suporte nessa caminhada”, disse a paciente emocionada.

Medidas de prevenção
Mesmo em formato presencial, a Onco Hematos continua tomando todas as medidas de prevenção contra a covid-19, como uso de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento social.

Ascom/Onco Hematos