Dezembro Laranja: Chegada do verão acende sinal de alerta para o câncer de pele, afirmam especialistas

Este mês, a Clínica Onco Hematos reforça a Campanha Dezembro Laranja, que destaca os cuidados com a pele no início verão. Especialistas, como oncologistas e dermatologistas, alertam para a importância do uso frequente do protetor solar para a prevenção do câncer de pele, principalmente com este período do ano.

A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desde 2014. A mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021 é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”!

A SBD apresenta elevados números da doença que já corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Charles Godoy – dermatologista

Segundo a oncologista da Onco Hematos, Gisélia Tavares, é preciso observar os sinais e sintomas da doença. “Uma lesão que não cicatriza por mais de quatro semanas, uma lesão endurecida, lesões que mudam o formato, cor, tamanho, lesões que sangram, ou que podem formar úlceras e/ou caroços na pele”, explicou.

O dermatologista é o profissional indicado para identificar inicialmente o diagnóstico da doença e direcionar a melhor forma de tratamento. Segundo o dermatologista da Onco Hematos, Charles Godoy, o profissional normalmente faz o diagnóstico com uma lupa microscópica ou através da biópsia para avaliar se há alguma alteração ou célula maligna no local. “Dependendo do tipo do câncer, apenas retirando a mancha já está curado ou com uso de cremes também serve para tratar e eliminar alguns tipos de câncer. O quanto antes tratar, o mais precoce que for o diagnóstico, mais fácil será a forma de abordagem e tratamento”.

Ainda de acordo com Charles Godoy, a exposição excessiva ao sol sem proteção solar é o principal fator de risco para a doença, mas o fator genético é uma forte causa para o surgimento da doença. A recomendação do dermatologista é evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, onde os raios ultravioletas são mais resistentes, mesmo em período nublado. Outra forma de prevenção, além do protetor solar, são as camisas de proteção solar, óculos de sol, bonés ou chapéu.