Onco Hematos destaca o Dia Mundial do Câncer

Neste sábado, 4, é o Dia Mundial do Câncer. Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente no dia 4 de fevereiro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença, que mata 8,3 milhões de pessoas por ano no mundo.


“É uma data para chamar a atenção para uma patologia que vem crescendo em termos de incidência e que vem trazendo uma morbidade muito alta, sendo responsável pelas principais causas de morte no Brasil e no mundo”, explica o oncologista clínico da Onco Hematos, Thiago Menezes.

Ainda segundo o oncologista, a data também tem o intuito de conscientizar as pessoas que, com pequenas mudanças de hábitos de vida, como alimentação saudável, prática de atividade física, é possível reduzir em 30% a incidência de câncer e, consequentemente, diminuir a mortalidade por essa doença. “A gente se cuidando para não ter câncer é muito importante. Porém, quando não se consegue evitar a incidência é possível obter, quando há um diagnóstico precoce, uma taxa de cura acima de 90%”, ressalta o oncologista.

No Brasil e no mundo o câncer de próstata é o mais comum nos homens (se não considerar os tumores de pele não melanoma). Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente no Brasil e no mundo. Segundo o Inca, a estimativa para o Brasil, biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer.

Campanha 2017

A campanha do INCA para o Dia Mundial do Câncer deste ano tem como tema o câncer infanto-juvenil.  No Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes, sendo superada somente pelos acidentes e mortes violentas. Entre 2009 e 2013, o câncer foi responsável por cerca de 12% dos óbitos na faixa de 1 a 14 anos, e 8% de 1 a 19 anos. No Brasil, foram registradas 2.724 mortes por câncer infanto-juvenil em 2014 (ano mais recente com informações compiladas).

O INCA estima a ocorrência de 12.600 novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos em 2017. O chamado câncer infanto-juvenil inclui, na verdade, vários tipos de câncer. As leucemias representam o maior percentual (26%), seguida dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (SNC) (13%).

Fonte/Foto: Ascom Onco Hematos