OFERTA DE EXAMES

Regularizar a oferta de exames de baixa e média complexidade tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado mutirões para zerar a fila de espera.


“Nos últimos meses, temos conversado, negociado e pactuado com os prestadores de serviços para manter a oferta dos exames, entre eles, a eletroneuromiografia e a endoscopia. Desde dezembro, os serviços, que estavam suspensos, voltaram a ser ofertados no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Siqueira Campos”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.


Desde que voltaram a funcionar, em dezembro de 2011 até fevereiro de 2012, foram realizados 185 exames de eletroneuromiografia – um exame diagnóstico, utilizado por neurologistas e neurofisiologistas na avaliação dos nervos e músculos -, e 1.131 endoscopias. A prioridade foi dada às solicitações mais antigas.


Muitos usuários já comemoram a realização dos exames. O agente de limpeza, Carlos Gomes, 39 anos, já teve o exame realizado. “Fico feliz de fazer o exame gratuitamente”, disse.  Segundo Carlos, com o exame ele poderá descobrir a causa de algumas dores que sofre diariamente.


“Estamos trabalhando para oferecer um SUS que o usuário merece. São muitos os desafios pela frente e são muitas as ações adotadas para vencer esses desafios e oferecer um serviço com cada vez mais qualidade porque o usuário do SUS merece o melhor”, conclui o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.


Solicitação


A realização da eletroneuromiografia e da endoscopia deve ser solicitada pelo médico da Unidade de Saúde da Família ou por um especialista. A marcação deve ser feita na unidade de referência do usuário. Já os exames são realizados no Centro de Especialidades Médicas do bairro Siqueira Campos.