O Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem desenvolvido, ao longo do mês de novembro, diversas ações alusivas à campanha ‘Novembro Azul’, iniciativa que visa sensibilizar e conscientizar, ainda mais, os homens para o autocuidado e cuidado integral da saúde. Além da unidade hospitalar ganhar uma iluminação especial na cor da campanha, a Oncologia do Huse também distribuiu laços azuis, um dos símbolos do movimento, e realizou exames de ultrassonografias de próstata, via abdominal, para funcionários e familiares, acima dos 40 anos.
Além dos cuidados e prevenção de doenças na população masculina, a campanha ‘Novembro Azul’ chama atenção, em especial, ao combate ao câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de aproximadamente 72 mil novos casos a cada ano, sendo o terceiro tumor maligno mais incidente no Brasil.
Para a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, as ações realizadas demonstram os cuidados da unidade na prevenção de doenças e o papel em cuidar do próximo. “Diariamente, temos um olhar voltado para o tratamento oncológico e para assistência a esses pacientes de diversas localidades, seja de Sergipe e estados circunvizinhos. Em meses que possuem atuação específica para o combate ao câncer, como é o caso do ‘Novembro Azul’, abraçamos a causa e intensificamos ações de prevenção e detecção precoce para evitar um diagnóstico tardio e aumentar as possibilidades de cura desses pacientes”, enfatizou.
Exames
Sobre os exames de ultrassonografias de próstata ofertados, a médica do Huse, Roberta Souza, destacoua importância da iniciativa. “O exame de ultrassom é um exame de entrada, digamos assim. A partir dele e, a depender das alterações, são realizados outros exames e avaliações mais necessárias. Assim sendo, o exame pode auxiliar em direcionar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nele, conseguimos verificar um possível aumento na próstata, por exemplo, e investigar essa hiperplasia prostática que, na maioria das vezes, é uma patologia benigna”, explicou.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens, a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem realizar pelo menos uma consulta anual com um profissional especializado. Já pacientes que possuem uma história familiar positiva de câncer de próstata ou integrarem o grupo de risco, devem começar seus exames cinco anos mais cedo, aos 45 anos.
Aos 56 anos, o senhor Cosme Francisco Brito foi um dos atendidos pela ação e realizou o exame de ultrassonografia na Unidade de Oncologia do Huse. “Já tive casos de câncer na família e faço meus exames anualmente. Essa iniciativa foi maravilhosa porque é muito importante cuidar da saúde. Achei uma ação muito relevante”, disse.
De forma preventiva, Sérgio Dias dos Santos, de 45 anos, também participou da ação. “Já realizo, anualmente, o exame de PSA por meio da coleta de sangue. Esta foi uma grande oportunidade para fazer a ultrassonografia e foi muito importante. Sempre enfatizo que os exames devem fazer parte da rotina de todos os homens para que possam se prevenir. Está tudo bem com minha saúde, graças a Deus. Gostaria de agradecer a todos que fazem o setor de Oncologia do Huse”, comentou.
Unacom do Huse
Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe, os pacientes que chegam com o diagnóstico são atendidos em diversas especialidades médicas, além de equipe multidisciplinar especializada. Os usuários passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico, de acordo com a assistência individualizada.
Ascom Huse/ SES
Fotos: Flávia Pacheco