Novas coberturas obrigatórias da ANS começam em abril


A listagem com 2.900 procedimentos médicos obrigatórios para as operadoras de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entrará em rigor a partir de abril deste ano.



A publicação no Diário Oficial está prevista para a próxima semana. A partir de 90 dias após a publicação, as empresas de planos de saúde já devem ter adaptado as determinações. Caso contrário, a multa varia de R$ 5 mil a R$ 1 milhão.



Com cerca de cem novos procedimentos inclusos na nova cobertura obrigatória, a ANS determina a obrigatoriedade de vasectomia, laqueadura, exame de DNA, terapias ocupacionais, consultas médicas com nutricionistas e fonoaudiólogo. Além de tratamentos para HIV, hepatite C e análises clínicas, como genotipagem e procedimentos fitogenéticos.




Briga



Mesmo com a nova integração de procedimentos no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde, a agência reguladora comprou uma briga com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).



O motivo é que o instituto quer explicações de como foi definido essa nova listagem e quais foram os critérios de avaliação da consulta pública, que foi realizada no final do ano passado.




Fonte: Saúde Business Web