No mês da saúde ocular oftalmologista alerta para cuidados com a visão

Catarata, glaucoma, conjuntivite, são alguns dos diagnósticos de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão. No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, a oftalmologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Ana Cândida Bispo, faz algumas recomendações de cuidados com a visão e explica que a dor nos olhos é um sinal de alerta e pode indicar um problema mais grave.

“É importante procurar um médico especialista quando essa dor nos olhos for intensa e o problema persistir por mais de dois dias. Exames regulares e check ups preventivos, principalmente, a partir dos 40 anos para verificar o glaucoma são importantes para prevenir qualquer doença relacionada aos olhos. Outro quesito importante é a higiene das mãos antes de tocar ou esfregar os olhos, em especial, nesse período de pandemia da Covid-19. Outro cuidado é com a automedicação e uso dos colírios sem a orientação de um profissional nós não aprovamos e pode conter um princípio ativo que pode causar um dano ao olho”, alertou a oftalmologista.

O Huse conta com o serviço de oftalmologia que funciona em tempo integral e não é ambulatorial, assistindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dez profissionais entre estatutários e celetistas trabalham para atender a demanda que busca atendimento no hospital que é o único com serviço de urgência do Estado. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho), foram registrados 560 atendimentos no consultório oftalmológico do hospital. Todos os casos de urgência e para retirada de corpo estranho, conjuntivite, inflamação, além de problemas pelo início do glaucoma.

Aparentemente, cerca de 80% das impressões são recebidas através dos olhos. Por isso, é importante prevenir, proteger e cuidar dos olhos com exames regulares e oftalmológicos. Os olhos são constantemente expostos a uma série de fatores ambientais que podem irritá-los como a poeira, raios UV, partículas estranhas, entre outras coisas. O importante é saber o que faz bem e o que pode prejudicar os olhos.

Fonte: Agência Sergipe Notícias