Exposição ao sol: Profissionais de saúde farão conscientização na praia com ambulantes e população

Profissionais de saúde vão à praia, neste sábado (29), para orientar a população e trabalhadores ambulantes sobre o perigo da exposição ao sol sem os cuidados necessários.

Quem já não ouviu a expressão “um sol pra cada pessoa” ou “aqui é verão o ano inteiro”, ou até mesmo “o sol tá de rachar”? Tudo isso pra dizer que está muito quente e fazendo muito calor. Diante disso, as pessoas buscam locais em que possam se refrescar e um desses é a praia. Mas como tudo em excesso pode trazer problemas de saúde, um exemplo é a exposição ao sol sem os cuidados necessários e de forma prolongada. Tanto para quem está se divertindo quanto para quem está trabalhando.

Preocupados com o aumento de casos de câncer de pele, a equipe de especialistas da Onco Hematos e HOMO, que integram a Rede AMO vão realizar uma ação de conscientização sobre os riscos da exposição prolongada ao sol, principalmente para os ambulantes que trabalham na praia.

“Essas pessoas as vezes não são lembradas e não tem acesso às informações corretas com relação ao uso do filtro solar, de como identificar uma mancha na pele e a buscar tratamento”, ressaltou Marcos Andrade, gerente de operações da Onco, explicando que a ação é uma iniciativa de responsabilidade social da clínica que visa levar informação e cuidado à população.

No próximo sábado (29), das 7h às 10h, será montada uma barraca no estacionamento que dá acesso à praia da Cinelândia/ Atalaia e profissionais de saúde da clínica vão passar orientações ao público em geral e principalmente as pessoas que trabalham diretamente expostas ao sol. Durante a ação, um educador físico vai fazer algumas atividades de relaxamento e descontração.

Para o dermatologista Charles Godoy, é preciso se proteger do sol o ano inteiro e o uso do filtro solar deve ser uma constância, um hábito que deve ser adotado desde criança. Mas, segundo o médico, infelizmente, isso não é uma realidade. “As consequências disso chegam com o passar do tempo. Por isso a necessidade de ações educativas junto à população”, alerta o médico, chamando atenção para os trabalhadores que exercem suas atividades expostos ao sol diariamente.

Charles Godoy – dermatologista

“Os agricultores, os agentes de trânsito, de limpeza pública e os ambulantes, esses precisam redobrar os cuidados. São trabalhadores que ficam muito expostos e se não adotarem os cuidados necessários correm grande risco vir a ter um câncer de pele”, afirmou o dermatologista.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

Ainda, segundo último levantamento do INCA, em Sergipe, a incidência para cada 100 mil habitantes são de 700 novos casos de câncer de pele não melanoma em homens e 960 por ano em mulheres. Já com relação ao câncer de pele melanoma, o estado tem a estimativa de 40 casos em mulheres e em homens, menos de 20 casos.

Miguel Tenório – oncologista

 

Já o oncologista clínico Miguel Tenório, destaca que o câncer de pele, é um dos tipos de cânceres previnível se adotarmos os cuidados necessários. Segundo ele, os sinais e sintomas surgem principalmente em regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e aparecem como manchas na pele que pode coçar, arder, descamar e até sangrar, normalmente faz uma pequena ferida que não cicatriza. “O câncer de pele não melanoma, normalmente surge com uma mancha vermelha no rosto, que vai criando um carocinho, que pode formar um aspecto perolado e depois pode começar a sangrar”, diz o oncologista.