ESCOLAS PÚBLICAS


Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) estão mobilizados visando à preparação da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que vai acontecer em abril de 2009, em Brasília (DF). A enraizadora de educação ambiental, do Ministério da Educação, Mariana Matos Santana, reuniu-se na tarde da última quinta-feira, 20, com membros do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC) para planejar a conferência estadual, que acontecerá em março do próximo ano; escolher os delegados e analisar os trabalhos elaborados pelos estudantes.



Até o momento, a SEED já recebeu cerca de 200 trabalhos, número que deverá ser bem maior, já que o prazo de entrega termina na próxima semana. “Queremos formalizar, de maneira concreta, a educação ambiental nas escolas públicas. Que essa preocupação e o compromisso assumido não fiquem apenas durante a realização da conferência, mas sim, ao longo do ano”, disse Mariana Santana. Temas importantes ligados ao meio ambiente serão discutidos durante o evento, como por exemplo, a poluição do ar e dos rios, resíduos sólidos e a merenda escolar.



Em Sergipe, segundo a enraizadora de educação Ambiental do MEC, serão escolhidos 25 trabalhos, que deverão ser apresentados durante a Conferência Nacional. “Será elaborada uma carta de compromisso de todas as escolas do país envolvidas com a questão do meio ambiente”, disse, ao informar que o documento será entregue ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Mariana Santana, desde 2003 o estado de Sergipe participa das ações do MEC, que envolvem o meio ambiente nas escolas públicas.



Atividades


Neste sábado, 22, a enraizadora de educação ambiental, do Ministério da Educação, vai participar, em Propriá, de atividades no Baixo São Francisco com estudantes das redes públicas e privadas de ensino.