O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), receberá 31 profissionais do Programa Mais Médicos, que passam a atuar na Atenção Primária à Saúde (APS). Os médicos serão distribuídos em 22 municípios sergipanos e, entre eles, haverá uma equipe prisional para o município de São Cristóvão.
O ‘Mais Médicos’ é um programa do Governo Federal que visa fortalecer a APS do país, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, em Sergipe, existem 301 vagas ativas, sendo 260 ocupadas por médicos de programas de provimento pelo Ministério da Saúde – Mais Médicos e dos Médicos pelo Brasil. Os 75 municípios do estado aderiram ao Programa Mais Médicos, proporcionando o fortalecimento da rede de saúde.
Segundo a referência técnica do ‘Mais Médicos’, Elisa Virgínia Leite, este é o 38º ciclo do programa e, neste momento do edital, é onde acontece a confirmação, validação e homologação dos médicos com cadastro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM). “Caso os médicos não sejam homologados até o dia 27 de agosto, eles serão excluídos automaticamente do processo de seleção”, explicou Elisa.
Caso as vagas não sejam preenchidas até o prazo, ocorrerá a inserção dos documentos dos médicos intercambistas, aqueles que são brasileiros formados no exterior e que já participaram do módulo de avaliação.
No dia 13 de setembro será realizado o acolhimento estadual para médicos e gestores onde serão abordados temas como: diretrizes, normas e funcionamento do programa e o processo de supervisão pedagógica.
Fonte: SES
Foto: Flávia Pacheco