LER/DORT


A Prefeitura Municipal de Aracaju promoverá no próximo dia 28 de fevereiro, um café da manhã com palestras alusivas ao Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), em parceria com a Associação de Prevenção e Combate a LER/Dort de Sergipe. A atividade será realizada das 08h às 12h na sede do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe. O público-alvo serão os trabalhadores, acometidos pelas LER/Dort.


No evento, técnicos da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) e do Centro Regional da Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vão abordar sobre “A dor e estilo de vida” e “sinais e sintomas – tratamento e reabilitação dos portadores de LER/Dort”.


Atenção Integrada


Segundo o prefeito em exercício e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, na capital sergipana, as políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador foram implementadas a partir da estruturação do Centro Regional da Saúde do Trabalhador (Cerest), em abril de 2005 e da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), em abril de 2008. “O Cerest e a Reast têm a missão de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância em saúde”, ressalta Silvio Santos.


A coordenadora da Reast, Mônica Rocha, destaca que em todo o mundo, os trabalhadores de diversos ramos de atividades estão expostos a fatores organizacionais e piscossociais que propiciam a ocorrência ou agravamento de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort). “Essas lesões e distúrbios são provocados pela execução de movimentos repetitivos, o uso de postos de trabalho inadequados, a exposição À vibração e ruído, longas jornadas de trabalho, pressão para cumprimento de metas e de padrões de qualidade”.


Em Aracaju, a Reast tem realizado nos últimos anos uma série de atividades para divulgar entre os trabalhadores da Saúde e de grandes empresas.