ARACAJU


Para facilitar o deslocamento de pacientes até uma Unidade de Saúde e qualificar a assistência aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece o Transporte Social para toda a cidade. O serviço existe há nove anos e pertence à Rede de Urgência e Emergência da SMS com a função de transportar pacientes acamados, ou que tenham alguma dificuldade para se locomover.


A maior procura do serviço é por pacientes que realizam os tratamentos de hemodiálise ou de fisioterapia. Em 2011, foram atendidos 4.105 usuários, com um total de 31.084 remoções. Treze veículos, entre eles ambulâncias tipo A e carros utilitários, que se alternam em até três turnos para atender às necessidades da população.


De acordo com a gerente do Transporte Social, Maria Amália Salmeron, o serviço acontece por meio de cadastro e agendamento prévio de até 15 dias, para que seja organizado um cronograma de trabalho e assim atender o maior número de pacientes.


“Preferencialmente atendemos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não deixamos de fora as pessoas que tenham algum plano de saúde e não tenham condições para a condução. O agendamento ocorre em horário comercial pelo telefone 3179-1049 ou mesmo pessoalmente no setor, situado à rua Porto Alegre, s/n, bairro Siqueira Campos, na base do Samu Municipal”, explica a coordenadora.


Maria Amália esclarece ainda que os veículos para a fisioterapia funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h; já para casos de hemodiálise, atende-se de segunda a sábado das 05h às 23h e para os casos de altas médicas e transferências entre hospitais de pacientes hospitalizados com risco pequeno ou que não apresentem risco de complicação durante o transporte, ele acontece de segunda a segunda das 07h às 24h. Para todas as remoções, o paciente tem o direito a um acompanhante.