INVESTIMENTOS


O Banco do Nordeste estará realizando até abril deste ano, 14 reuniões com a presença de representantes das 75 prefeituras municipais e outras instituições parceiras de Sergipe. A intenção é compartilhar os investimentos alcançados na agricultura familiar, Crediamigo, Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e  o Nordeste Territorial em cada município no ano de 2008, bem como expor as metas traçadas para 2009 e a partir daí, definir como cada prefeitura e instituições podem contribuir para o alcance dessas metas de maneira a fortalecer a economia da região e do estado. A iniciativa partiu da Superintendência Estadual de Sergipe em conjunto com suas unidades e teve início no mês de fevereiro nas cidades de Tobias Barreto (17), Gararu (18) e municípios jurisdicionados pelo Banco. Em março, até o momento está confirmada reunião no município de Nossa Senhora da Glória (12), compreendendo também as cidades de Poço Redondo, Canindé do São Francisco e Monte Alegre.


De acordo com o superintendente do BNB em Sergipe, Antônio César de Santana, as reuniões acontecerão com o propósito de tratar assuntos relacionados ao crédito, ações estratégicas para cada território de forma que haja o nivelamento de informações, e ao final de cada encontro de trabalho são agendadas reuniões em cada município para apresentação dos produtos e serviços específicos a serem oferecidos pelo Banco para gestão pública. “Estamos prestando contas dos resultados e ações implementadas pelo Banco do Nordeste nos municípios sergipanos em 2008, dando conhecimento aos prefeitos, secretários e a sociedade de uma forma geral, sobre o papel que o BNB exerce enquanto Banco de fomento no estado de Sergipe. Neste ambiente, apresentamos também para os gestores locais, a nossa proposta para atuação no ano de 2009, nos mais diversos programas de desenvolvimento sustentável local”, explica Antônio César.


A equipe da Célula de Desenvolvimento Territorial, responsável pela mobilização dos parceiros, destaca a participação das lideranças de todos os municípios do Estado agenciado pelo BNB e reafirma que a iniciativa da Superintendência atinge o objetivo proposto – O  fortalecimento institucional nas esferas federal,  estadual e municipal dos poderes executivo, legislativo e movimentos sociais -. “Está sendo muito gratificante apresentarmos o Nordeste Territorial como estratégia que associa geração de negócios à organização de cadeias  produtivas, integrando espaços, atores sociais, agentes, mercados e políticas públicas,  visando o aumento da competitividade e a promoção da inclusão social e econômica”, comenta a coordenadora Fátima Costa.


As datas das próximas reuniões serão definidas de acordo com a agenda de cada prefeito, pois a intenção do Banco do Nordeste é apresentar suas ações enquanto banco de desenvolvimento e assim buscar junto aos parceiros o apoio necessário para o desenvolvimento sustentável de cada região.