HUSE lança projeto de humanização em oncologia


O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) lança amanhã, 19/9, o Projeto Cuidando do Cuidador, uma iniciativa na área de humanização voltada para o servidor do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL). O lançamento acontecerá às 11 horas no Setor de Radioterapia da unidade especializada no atendimento a pacientes oncológicos.


O objetivo do projeto é envolver os funcionários de cada unidade do COOL, independente de vínculo e categoria profissional, em atividades semanais, para promover reflexões e integração entre as equipes de trabalho. As reuniões acontecerão com uma turma de pelo menos 20 pessoas todas as quartas-feiras, às 11 horas, de 26 de setembro a 12 de dezembro. O projeto Cuidando do Cuidador será encerrado no dia 19 de dezembro com uma festa de confraternização para os participantes.


De acordo com a gerente do Centro de Oncologia, Rute Andrade, o projeto-piloto de humanização foi experimentado primeiro no Pronto-Socorro Adulto do HUSE e está sendo aprimorado com a participação de funcionários da Oncologia. A programação inclui dinâmicas de grupo que visam aumentar a auto-estimada dos funcionários, melhorar as relações e, conseqüentemente, a qualidade do serviço prestado aos pacientes.


“Temos que cuidar também dos nossos servidores, que vivem uma rotina de trabalho estressante e difícil. Esperamos que o projeto ajude o grupo a se integrar e a combater o estresse. Será uma oportunidade de reflexão e discussão também sobre o funcionamento dos serviços e a participação de cada um nesse processo”, explicou Rute Andrade.