Hemolacen vai comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue


Nesta sexta-feira, 23, o Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) vai promover uma série de homenagens para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo domingo, 25. Durante um café da manhã, a direção do órgão fará a entrega de troféus e certificados aos doadores voluntários fidelizados com o maior número de doações.


 


Também receberão a homenagem as empresas e instituições parceiras que estão colaborando com a campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, realizada há seis meses e que já coletou sangue de 700 doadores.


 


Segundo o oncologista Roberto Gurgel, presidente do Hemocentro, duas mulheres que realizaram o maior número de doações nos anos de 2005 e 2006 também serão homenageadas. “É uma forma de incentivar as doações femininas, que representam apenas 18% dos doadores de Sergipe”, explicou o médico.


 


Nos últimos meses, o Hemolacen teve uma queda de 20% nas doações do fator RH negativo, recebendo por dia apenas metade do número de doadores que o órgão possui condições de atender.


 


“O sangue é o único remédio que não pode ser comprado em farmácia, apenas por meio da consciência e da solidariedade. Por essa razão, temos que intensificar as campanhas de conscientização, visando captar novos doadores, já que a maioria da população se candidata à doação apenas quando um familiar ou amigo necessita receber transfusão”, disse Roberto Gurgel.


 


Benefícios


Quem doa sangue recebe alguns benefícios, como isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, estaduais e federais, um dia de folga no trabalho ou na escola, além de submeter a exames para detectar síflis, doença de Chagas, HIV e as hepatites A, B e C, entre outras. O resultado é enviado para a residência do doador em até 15 dias.


 


Para obter mais informações sobre palestras e doações externas nas empresas e instituições, os interessados devem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos ou o Serviço Social do Hemocentro. O telefone é (0xx79) 3259-3191.