Hematologista em evento latino-americano


Por Alexandra Brito


Hematologista em evento latino-americano


A hematologista Lourdes Alice, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos, participou do IV Latin American Oncology Summit. A reunião internacional reúne diversos especialistas em hematologia da América. O evento ocorreu entre os dias 10 a 12 de abril deste ano, na Isla de Margarita (Venezuela). Entre as principais discussões realizadas, destacaram-se temas como o linfoma do manto, Mieloma Múltiplo, síndromes mielo displásicas e manejo da anemia em pacientes com câncer.


Projeto Pau-Brasil


A Câmara Municipal de Aracaju e o vereador Dr. Gonzaga convidam V.S. a participar da Sessão Especial que será realizada no Plenário da Câmara, no dia 26 de maio, às 9 horas, ocasião em que o cancerologista Dr. William Soares, Diretor do Instituto de Oncologia San Giovanni, irá falar sobre os Temas “Aquecimento Global” e o Projeto “Pau-Brasil: de volta ao Solo Sergipano”.


Sergipana participara de evento em Roma


“O homem de hoje pode realizar-se sem o outro, sem a comunidade?” Este é questionamento central do Congresso Internacional “La realizzazione dellindividuo nella post-modernità, il senso di sè e lincontro con laltro” (www.psy-com.org) que será realizado de 22 a 24 de maio no Centro Mariápolis Internacional em Castel Gadolfo (Roma). Contará com a participação de psicólogos, pedagogos e psiquiatras de todo o mundo e abordará a importância da vida de comunhão na realização do homem de hoje. Da comitiva brasileira presente no evento, estará a mestre em Psicologia (PUC-SP) Célia Vieira, da equipe Onco Hematos. “Serão discutidos temas como o sentido da vida e a importância do outro na realização pessoal. Certamente trata-se de uma temática atual e necessária no mundo de


hoje”, acrescenta a psicóloga na preparação para o evento.


Sercore contra a dengue


A Sercore Artes Gráficas se uniu à Federação das Escolas Particulares do Estado de Sergipe (Fenem-SE) para reforçar o combate à dengue. A gráfica preparou e imprimiu panfletos contendo informações básicas de como evitar focos do mosquito em casa e quais os sintomas e tipos da doença. O impresso, que será distribuído com os alunos de mais de 15 colégios particulares de Aracaju, traz ainda um breve histórico da doença no Brasil.


Encontro em Budapeste


A reunião médica na área da onco –hematologia em Budapest, Hungria, realizada realizado entre os dias 17 a 20 de abril deste ano, contou com a participação de médicos que atuam em Sergipe. Especialistas de diversos países encontraram-se para discutir os avanços terapêuticos no tratamento do Linfoma não hodgkin. Dentre os representantes brasileiros, foi convidada a hematologista Lourdes Alice, da equipe Onco Hematos. “Os avanços no tratamento do linfoma que surgiram nesta ultima década foram muito importantes para aumentar a taxa de cura dos pacientes. Dados recentes comprovam e dão nova esperança”, acrescenta a especialista.


Movimento Nacional Pró EC 29


O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Frente Parlamentar da Saúde, juntamente com as entidades ligadas à saúde que apóiam a regulamentação da Emenda Constitucional 29, lançam na próxima segunda-feira, 26/5, o Movimento Nacional Pró-regulamentação da EC 29. O objetivo é mobilizar a maior quantidade possível de entidades e cidadãos, pela aprovação de uma causa que é vital para todos os brasileiros: o direcionamento de mais recursos da União para as ações de saúde. No dia 28 de maio, quando deve ser votado o projeto na Câmara dos Deputados (PLP 306/2008), a expectativa é reunir cerca de mil pessoas no plenário de votação.