Grupo de médicos investe em clínica de radioterapia com tecnologia de ponta em Sergipe

Coragem, determinação e amor ao próximo motivaram um grupo de médicos oncologistas e cirurgiões a levar adiante um sonho: implantar em Aracaju, uma clínica de radioterapia, com tecnologia de ponta, atendimento multidisciplinar, para ser uma referência em tratamento, não só para o Estado, como para o Nordeste e o Brasil. O principal motivo para que eles resolvessem tocar o ousado projeto, foi por acompanharem de perto o sofrimento de pacientes com câncer e que necessitam de tratamento radioterápico.

Atualmente, esses pacientes entram numa fila de espera por vaga para iniciar o tratamento, muitas das vezes interrompidos pela quebra dos dois equipamentos hoje existentes no Estado, quando não são enviados para fazer o tratamento em outros Estados. A visão empreendedora e o ousado projeto ganharam força, com o financiamento do Banco do Nordeste.  O projeto começou a ganhar forma em junho de 2012, com a formação da sociedade, aquisição do terreno localizado no bairro Jardins, obtenção das licenças necessárias para tocar o projeto, cujo investimento chega aos R$ 28 milhões.

De acordo com Dr. William Panfiglio, um dos sócios, a clínica é um investimento bastante alto, cujos equipamentos sofrem flutuação do dólar cambial. "Contamos com o Banco do Nordeste para viabilizar esse serviço de excelência aqui em Sergipe. A obra está em fase de instalação dos equipamentos para a liberação das licenças obrigatórias para o funcionamento das máquinas, para que possamos inaugurar a clínica", informou o oncologista, complementando que a capacidade inicial será de 140 pacientes/mês, para radioterapia.

Durante visita a local aonde vai funcionar a CLinRadi, primeira clínica de radioterapia de Sergipe, mulheres que integram o Grupo Mulheres de Peito e da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer, tiveram a oportunidade de ver a instalação dos aparelhos de última geração que serão utilizados no tratamento de pacientes com câncer, inclusive o bunker aonde será instalado o equipamento de radioterapia, cujas paredes, teto e piso possuem estrutura de concreto de mais de 2 m de largura. No total, a clínica possui 2.935 m² de área construída e três pavimentos.  A proposta da ClinRadi é prestar atendimento integrado de pacientes com câncer.

Para Sheyla Galba, do Grupo Mulheres de Peito, com o funcionamento da clínica surge uma esperança para os pacientes que esperam numa fila e para os que têm que se deslocar para outro Estado para fazer o tratamento oncológico. “Eu espero que esse serviço seja estendido para os pacientes do SUS, que o governo se sensibilize e compre para os pacientes do SUS”, apelou Galba.

Serão ofertados, conforme descreveu o oncologista, serviços de radioterapia, teleterapia e braquiterapia, com tecnologias de ponta, além de serviços de imagens, num segundo, mas breve momento.  "O paciente que precisa de tratamento oncológico, ele é visto pela ClinRadi como um todo: tem preparação, antes, durante e após o tratamento. Aqui teremos radioterapeutas, oncologistas, cirurgiões, além de atendimento psicológico, nutricional e odontológico, oferecendo atenção multidisciplinar ao paciente".

Segundo a vice-presidente da Legião Feminina de Combate ao Câncer, Maria Stael, foi uma alegria conhecer a clínica. “Ficamos muito felizes em ver uma equipe de médicos chegar com um projeto tão valioso como esse, aqui em nosso Estado”, afirmou. A ClinRadi possui estrutura para desenvolver serviços médicos de alta complexidade, além de disponibilizar serviços de radioterapia e braquiterapia, atualmente ofertados em escala inferior à demanda da população. Os novos equipamentos, além da tecnologia de ponta, disponibilizarão uma oferta maior do que a atualmente disponível no Estado

Voluntária da Legião e integrante do Lions Club, a ginecologista Joana Martins também foi conhecer as instalações da clínica que, em poucos meses, estará funcionando no Estado. “Estamos vendo aqui, a garra de médicos que são, antes de tudo, humanitários, que sabem da importância desta nova clínica para os pacientes que necessitam de tratamento contra o câncer, sem precisar ficar longe de seus familiares”.

O espírito de empreendedorismo do grupo da ClinRadi foi destacado pela nutricionista e voluntária da Legião Feminina de Combate ao Câncer, durante visita ao local. “Me impressionou bastante a determinação destes médicos em trazer para Sergipe esse tratamento de ponta. Como certeza isso trará humanização para a população que necessitar de tratamento, pois poderá fazer aqui mesmo no Estado”.

“Acreditamos que diante da necessidade da população, todos os órgãos envolvidos liberem as licenças o mais rápido possível para que ainda no início de 2017 começaremos a funcionar, explicou o oncologista Giovanni Soares.

Ainda de acordo com Dr Giovanni Soares, o governo do Estado e já demonstrou interesse pelo serviço. “Todos nós sabemos que a fila de espera para o tratamento pelo SUS é grande e a ClinRadi terá condições, de receber esses pacientes e lhes oferecer o melhor tratamento”, garantiu.

Por Alexandra Brito