Governo adquire tomógrafo para ampliar assistência oncológica

O primeiro dos três tomógrafos adquiridos com recursos próprios do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi entregue no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O equipamento vai garantir maior qualidade na realização de exames de pacientes com câncer. O tomógrafo, da marca Siemens, foi importado da Alemanha e tem capacidade para realizar até cinco exames por hora. Ele vai substituir o antigo equipamento que estava em uso há mais de 15 anos na Unidade. 

“Esse é o primeiro de três novos tomógrafos que vão chegar. Desde o começo do ano, estávamos sem esse equipamento na rede estadual de saúde e, até o final do mês, teremos cinco. Isso porque, além desses três novos equipamentos comprados, nós vamos fazer os reparos necessários nos dois tomógrafos que estavam quebrados no Huse. Isso é fruto de um governo e de uma administração séria e que trabalha para garantir o atendimento à população”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

Além do atendimento à oncologia, o tomógrafo também vai poder resolver demandas de outros setores e realizar exames em pacientes vítimas de traumas. Já foram iniciados os procedimentos para garantir que o novo tomógrafo seja instalado nos próximos dias. Serão realizados alguns reparos na estrutura da sala onde o equipamento novo será instalado, com melhorias na refrigeração e no piso. De acordo com o secretário Almeida Lima, esse trabalho está sendo tratado como prioridade pelas equipes de infraestrutura da SES.

Nesta quarta-feira, 05, o secretário de Estado da Saúde Almeida Lima, realiza  entrevista coletiva para apresentar detalhes do novo aparelho de tomografia que será instalado no hospital. A coletiva ocorerá no Huse, a partir das 7h30.

Atendimentos 

A chegada do novo equipamento é a concretização de investimentos que estão sendo realizados pelo governo do Estado na área. Com a chegada dos tomógrafo, será possível uma redistribuição dos equipamentos, possibilitando que duas máquinas atendam pacientes no Hospital de Urgências de Sergipe, um no Centro de Acolhimento e Diagnósticos por Imagem (CADI) e dois no interior, nos Hospitais Regionais de Estância e Itabaiana.

Fonte/Foto: ASN