ESTUDOS

Canal Viva Bem


Sergipe está participando de um grupo de pesquisa, com o objetivo de traçar o perfil da mulher sergipana acometida pelo câncer de mama. O levantamento no Estado está sendo feito pelos oncologistas André Peixoto, Adolfo Scherr e Nivaldo Farias. “Este levantamento está sendo feito em todos os Estados brasileiros, pelo Grupo Brasileiro de Estudo em Câncer de Mama e os resultados devem ser apresentados à sociedade em março do próximo ano”, informa Adolfo Scherr.


 


Segundo o oncologista, a proposta é traçar o perfil completo da mulher acometida pela doença, desde faixa etária, etnia, classe social, etc. “Aqui em Sergipe, estaremos concluindo este levantamento até o final deste mês”, relata Scherr, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos e é um dos responsáveis pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Câncer, em Sergipe.


 


“O levantamento é o primeiro trabalho em pesquisa desenvolvido através do instituto”, explica André Peixoto. De acordo com o oncologista, o Grupo Brasileiro de Estudo em Câncer de Mama (GBECAM), responsável pelo estudo no país, é uma Organização Não Governamental, com sede em São Paulo.


 


A pesquisa é coordenada pelo oncologista Sérgio Simon, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. “Dr. Simon vai estar aqui em Sergipe nesta semana, mais precisamente no dia 28, para proferir a palestra ‘Prevenção e Detecção Precoce do Câncer na Mulher’. O evento acontecerá no auditório do Hospital Primavera, a partir das 19h30”, diz Scherr.


 


O especialista paulista vem participar da II Semana Sergipana de Combate ao Câncer, realizada pela Associação de Amigos da Oncologia (Amo), em parceria com a Clínica Onco Hematos.  O evento, que foi aberto na sexta-feira, 21/11, com uma missa em Ação de Graças pelos 12 anos da Amo, prossegue até o dia 29 deste mês.


 


Atividades


 


Várias outras atividades estão programadas para o período, que engloba os dias nacionais de combate ao câncer infantil – dia 23 – e de combate ao câncer – dia 27. Contando com a parceria da Burger King, na tarde do dia 23, serão realizadas no local,


atividades lúdicas e educativas, desenvolvidas por educadoras. Já nos dias 24 e 25,


educadores da Academia Bioforma estarão realizando ginástica no Calçadão da 13 de Julho, a partir das 18h.


 


Nos dias 25 e 27, na parte da manhã, serão realizadas manhã de beleza com pacientes oncológicos atendidos pela Onco Hematos Cirurgia. “Um dia será promovido pelo Studio Anne Marie e o outro pelo Studio Personalité”, informa Luzivânia Bispo, administradora da unidade do Cirurgia. No local haverá ainda palestra sobre higiene bucal no dia 26 às 9h, proferida pela odontóloga Rose Patrícia Chagas. “Na sexta-feira, às 10h, haverá a apresentação de violino das gêmeas Daniele e Daniela Palmeira”, complementa.


 


“Prevenção e Detecção Precoce do Câncer na Mulher” será o tema da palestra a ser


proferida pelo médico Sérgio Simon, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), no dia 28 de novembro. A inscrição para o evento, que acontecerá às 19h30 no auditório do Hospital Primavera, terá o custo de uma lata de leite em pó e pode ser feita na Clínica Onco Hematos (as vagas são limitadas).


 


A semana será encerrada dia 29 de novembro, com a Caminhada de combate ao câncer. A saída está prevista para as 8h, da praça da Bandeira em direção à praça General Valadão. As atividades contam ainda com o apoio do Shopping Jardins, do Colégio Nossa Escola, da Dermopharma Farmácia de Manipulação e do Studio Anne Marie.