Especialistas discutem atualizações em Câncer de Mama

Dando continuidade ao evento de Atualizações no tratamento do câncer de mama, promovido pela Onco Hematos/AMO, foi realizada na manhã do último sábado, 7, um Fórum de Multi-especialidades, conduzido por profissionais que atuam no tratamento do câncer de mama. As palestras trouxeram as principais atualizações apresentadas em 2019 no Simpósio de Câncer de Mama de San Antonio (SABCS), nos EUA, que fornecem informações de ponta sobre pesquisa em câncer de mama.

Com o tema “Cápsulas Patologia SABCS 2019”, o patologista Ívison Duarte abordou como a patologia atua no tratamento do câncer de mama. “Na medicina surgem muitas atualizações o tempo todo e esses eventos tendem a trazer maior possibilidade de padronizar as condutas. A patologia é o início do tratamento, é quando a paciente recebe o diagnóstico. Uma patologia mais precisa vem trazer a possiblidade de todas as indicações de tratamento que vem depois, que precisam estar mais de acordo com o que a paciente realmente precisa”, explicou.

O radio-oncologista Sebastião Correia, palestrou sobre “Cápsulas Radioterapia SABCS 2019”, explicando que a radioterapia faz parte de um tratamento multidisciplinar. “O que nós temos hoje é uma alta tecnologia que podemos empregar por essas pacientes, entregando uma dose de tratamento de radiação com o mínimo de efeitos colaterais para elas. Essa radioterapia faz parte, principalmente, do tratamento dos tumores inicias da mama, que tem a preservação da glândula mamária, e sem efeitos colaterais como dermatite. Essa alta tecnologia de radioterapia 3D também tem a eficácia do tratamento e em menos tempo de radiação. Para se ter ideia, há 20 anos o paciente ficava na máquina de radioterapia cerca de 30 minutos, agora a paciente fica apenas cinco minutos”, afirmou o radio-oncologista, acrescentando ainda a importância de eventos como este para compartilhar conhecimento com os profissionais e estudantes de diversas áreas e especialidades.

Para o coordenador da Residência Médica do Hospital Sírio Libanês, Felipe Andrade, que palestrou sobre “Cápsulas Cirurgia SABCS 2019”, a multidisciplinaridade no cenário do tratamento do câncer de mama é o assunto do momento. “Muitas vezes eu recebo uma paciente que inicialmente eu pensaria em operar, mas que essa paciente pode se beneficiar de um tratamento oncológico prévio. Então, eu tenho a oportunidade de discutir com o oncologista ou radio-oncologista a melhor abordagem, fazendo com que essa paciente tenha o melhor tratamento. Muitas vezes, o profissional de cada especialidade tem a sua opinião sobre as melhores formas de tratamento, mas é preciso cada um defender seu ponto de vista para chegar num denominador comum e a paciente ter o melhor tratamento”, destacou.

Para finalizar a abordagem multi-especialidades, a oncologista da AMO, Mayana Lopes, trouxe as novidades sobre o Tratamento Sistêmico apresentadas no SABCS 2019. “Falei sobre as atualizações relacionadas ao tratamento quimioterápico ou tratamento oncológico, trazendo as novidades do principal congresso do câncer de mama, o SABCS. Foi um congresso muito rico de novas informações, novas drogas e o foco da aula foi, principalmente, esses avanços. A oncologia é uma área que atrai quem gosta, mas quem não conhece tem até um certo preconceito. Por isso a importância de disseminar informações em eventos. Até porque o câncer de mama é um câncer extremamente comum, e todos precisam estar por dentro do assunto”, disse.

Após as palestras foram realizadas discussões de casos clínicos, um momento que possibilitou um amplo debate entre os profissionais e esclarecimento de dúvidas dos estudantes.

Ascom/Onco Hematos