Especialistas cobram cuidados paliativos para pacientes oncológicos

Os cuidados paliativos e o câncer de mama, foi o tema da palestra de abertura da celebração do Outubro Rosa, numa sessão especial realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju, para pacientes oncológicas e servidores do legislativo municipal.

Erijan Andrade – oncologista paliativista

A convite da vereadora Sheila Galba as médicas mastologista Paula Saab e a oncologista e paliativista Erijan Andrade que fazem parte do corpo clínico da Clínica Homo e Onco Hematos, respectivamente, participaram da sessão especial e durante a palestra as especialistas enfatizaram a importância dos cuidados paliativos para os pacientes oncológicos em fase terminal. “É a primeira vez a gente começa o Outubro Rosa falando sobre cuidados paliativos, além de todos os anos de prevenção e diagnóstico precoce começar a falar das pessoas, daquelas mulheres que têm o diagnóstico e não vão poder ser curadas, é de extrema importância porque é um cuidado que nunca foi visto, é um cuidado que a gente deixa a desejar porque não existia antes uma preocupação em dar uma melhor qualidade de vida até o último momento de vida, é muito bom estar aqui e vamos lutar que todas a mulheres tem uma qualidade de assistência desde o momento que tenham um diagnóstico de uma doença incurável”, explicou Erija Andrade.

 

Paula Saab – mastologista

 

Paula Saab, mastologista da clínica Homo, durante sua explanação, ressaltou a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde e ressaltou o significado de se promover uma discussão em torno dos cuidados paliativos.

 

Também participaram da sessão especial a defensora pública Carolina D’Ávila que na oportunidade informou o papel da defensoria através do núcleo da saúde, que muitas vezes ajuíza ações para garantir o atendimento do direito da à saúde desses pacientes.

Sheila Galba – vereadora

A presidente do Grupo Mulheres de Peito, Aline Souza acompanhou a sessão e destacou a importância da abertura das ações do Outubro Rosa discutindo um tema como cuidados paliativos principalmente para os pacientes oncológicos. “Nós precisamos de ações que faça com que o paciente descanse em paz e que seus familiares também receba auxilio”, defendeu Aline.

 

Para autora do convite, vereadora Sheila Galba, a realização da sessão foi uma oportunidade  para falar sobre o  tratamento paliativo e a necessidade de fazer cumprir a resolução do Ministério da Saúde que prever a assistência com cuidado paliativo ao paciente como câncer .