Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde apresenta estudo sobre PPI em reunião do Cosems

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, a reunião ordinária do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, regional Sergipe (Cosems-SE), e do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE). Na ocasião, a equipe técnica do Núcleo de Controle, Auditoria, Avaliação e Regulação (Nucaar) da Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS), apresentou um estudo sobre a PPI – Programação Pactuada e Integrada, que é um instrumento para a organização do modelo de atenção e da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), que envolve as atividades de assistência ambulatorial e hospitalar da média e alta complexidade.

De acordo com o secretário Municipal da Saúde de Aracaju, Antônio Almeida, a preocupação da SMS foi tentar resolver os problemas referentes às PPIs. “Colocamos nossa equipe técnica à disposição, para junto com representantes das regionais, planilhar todos os gastos, ponto a ponto, para que possamos melhorar o atendimento de média e alta complexidade, que é de responsabilidade de Aracaju. Nós temos uma preocupação de melhorar cada ver mais o atendimento, não só para a população de capital, mas de todo o Estado. Esse é o nosso principal objetivo”.

O secretário executivo do Cosems, Salviano Mariz, ressaltou que apresentação do estudo foi resultado de um trabalho conjunto que só foi possível graças ao empenho da SMS. “O secretário de Aracaju abriu as portas do Nucaar para receber a comissão que nós criamos com representação de todas as sete regiões. O trabalho foi feito durante 45 dias e o fruto desse produto apresentado hoje aqui é exatamente a transparência e o reconhecimento de Aracaju de que havia algumas cobranças indevidas, mas não propositais, e sim na maneira de calcular. Agora nós chegamos a um consenso e hoje essa planilha e custos administrativos estão todos corrigidos e revisados. Os gestores presentes aqui hoje ficaram muito satisfeitos ”.

O secretário de Saúde de Maruim, José Souza Santos, elogiou a iniciativa da SMS e aprovou as mudanças apresentadas. “Há muito tempo que nós secretários queríamos ter conhecimento de tudo que se passa na PPI e não tínhamos. Agora o secretário Antônio Almeida esclareceu todos os pontos, inclusive pudemos perceber que Aracaju abriu mão de muita coisa em benefício dos municípios do interior”, pontuou.
Murilo Andrade, secretário de Saúde de Nossa Senhora de Lourdes, também enalteceu a coragem da atual gestão da Secretaria da Saúde de Aracaju. “Foi um trabalho excelente que nenhum outro secretário tinha feito até agora. Quero parabenizar o secretário, pois essa é uma luta de muito tempo e hoje todos nós saímos daqui satisfeitos”.

Para Enoque Luiz Ribeiro da Silva, presidente do Cosems-SE, os resultados apresentados hoje merecem ser comemorados, mas lembro que todos os municípios devem manter o compromisso com a saúde da população. “Nós percebemos que Aracaju está trabalhando com transparência. Agora cada cidade precisa fazer a sua parte também controlando a cota de procedimentos que foi estabelecida para cada um até o mês de dezembro”.

Fonte/Fotos: Ascom SMS