Entidades discutirão sobre a I Conferência Municipal da Juventude


Na quinta-feira, 14/2, entidades envolvidas na realização da I Conferência Municipal da Juventude vão se reunir a partir das 14h,  no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, para discutir os preparativos para o evento. A organização está por conta da Assessoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura.

Este será o primeiro de uma série de encontros abertos para definir detalhes da organização da Conferência, que acontecerá nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. “Durante a reunião vamos formar uma comissão municipal para organização da Conferência”, explicou a assessora especial de Políticas Públicas para a Juventude, Carla Trindade.

O encontro preparatório deve reunir membros de entidades representativas, como o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Tiradentes, o Fórum da Criança e do Adolescente, a Coordenação Estadual da Juventude e de grêmios estudantis de diversos colégios e escolas.

Ainda de acordo com Carla, a estimativa é que a Conferência reúna cerca de mil pessoas durante os dois dias de plenárias. “O evento vai reunir a sociedade aracajuana em geral para discutir uma política pública da juventude a ser implementada pelo município”, acrescentou.

A Conferência Municipal da Juventude é uma das etapas preliminares, junto com a estadual, para a correspondente nacional, que acontece em abril. “A fase municipal é optativa, mas nós decidimos fazer como uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, que deseja conhecer as reivindicações dos jovens aracajuanos”, explicou.

Carla acrescenta que cada município vai debater os temas nacionais, mas também os temas específicos da sua localidade. “No nosso caso, a gente vai elaborar o ‘Plano Municipal da Juventude, que vai ser entregue ao prefeito Edvaldo Nogueira. Ele se colocou a disposição para receber e trabalhar as idéias contidas nesse plano, o que é já muito importante”, informou a assessora.