Emoção marca início da vacinação de idosos

A Prefeitura de Aracaju iniciou, na manhã desta quarta-feira, 10, a segunda fase da campanha de vacinação contra a covid-19 na capital. Nesta fase, serão vacinados idosos a partir de 90 anos, estando previsto a imunização de 2.232 idosos nessa faixa etária, que poderão optar pela vacinação em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no sistema Drive Thru montado no Parque da Sementeira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nas duas primeiras horas de vacinação no drive-thru, mais de 200 pessoas foram imunizadas.

O início da segunda fase de vacinação foi acompanhada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pelo governador Belivaldo Chagas. Que ressaltaram a importância daquele momento para um grupo tão vulnerável como os idosos. “É uma emoção muito grande acompanhar esse momento, ver o alívio dos familiares e a alegria no rosto desses idosos. Eles merecem toso o nosso cuidado e atenção, me sinto feliz por ser prefeito nesse momento”, disse emocionado.

Oxford- Astrazeneca

De acordo com a secretária Waneska Barboza, os idosos desta fase estão recebendo a vacina Oxford do laboratório Astrazeneca em parceria com a Fiocruz. A escolha se deu por conta da dificuldade de mobilidade dos idosos, “esta vacina dá a possibilidade reforço com três meses, diferentemente da Coronavac que são de 21 dias, com isso. Nosso objetivo foi reduzir esse transtorno, mas todos podem ficar tranquilos porque a Oxford tem mais de 70% de eficácia”, garantiu a secretária municipal de saúde de Aracaju.

Drive-thru

 

Para receber a vacina no posto volante, os idosos devem se cadastrar no site da Prefeitura, através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Ao acessar o portal, será preenchido um formulário contendo dados pessoais, como endereço, nome completo, CPF e nome do responsável pelo idoso, seguido do anexo do comprovante de residência. Com o cadastro finalizado, equipes da Saúde farão a validação e será emitido um código de acesso ao imunizante que deverá ser apresentado na entrada do Parque da Sementeira, impresso ou no celular. O drive-thru funcionará das 8h às 17h, nos dias 10, 11 e 12, podendo ser prorrogado, caso necessário.

UBS

Os idosos poderão tomar a vacina na Unidades Básicas de Saúde (UBS), preferencialmente em uma próxima a residência, caso o idoso não tenha o cartão SUS, ele ou o familiar deverá cadastrá-lo na Unidade com os documentos pessoais e um comprovante de residência. Nas Unidades os idosos serão vacinados com o mesmo conforto, como foi o caso do senhor Antonio Santana, que foi vacinado dento do carro, pela enfermeira Fabrícia, na UBS Fernando Sampaio no Castelo Branco e posou para foto com a plaquinha de vacinado. Já os acamados receberão a vacina em casa.

Alerta

Waneska Barboza, alertou que apesar de estarmos iniciando a vacinação, não é motivo para relaxar com a medidas preventivas. “Não podemos relaxar nem agora, nem depois que tomar a segunda dose, porque temos o vírus circulando. Nós só vamos quebrar essa transmissão quando tivermos cerca de 80 a 90% da população vacinação”, alertou a secretária. Acrescentando que mesmo tomando as duas doses é necessário continuar usando máscara, manter o distanciamento social e fazer a higienização constante das mão.

 

Com informações da SMS