Educação promove Oficina de Boas Práticas em Diversidade Étnica

A inscrição pode ser feita até o dia 22 de abril e oficina ocorrerá em dois encontros remotos

Fonte: Arte Seduc/SE

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (Secad/DED), Serviço de Educação do Campo e Diversidade, em parceria com os residentes em Gestão Pública com foco em Educação da Vetor Brasil, realizará uma Oficina de Boas Práticas em Diversidade Étnica, dividida em dois encontros. O primeiro acontecerá em 27 de abril, das 15h às 17h, com a exposição de projetos inspiradores que deram certo na Bahia, Mato Grosso do Sul e em Sergipe; e o segundo, em 4 de maio, também das 15h às 17h, um momento mais prático em que os participantes irão elaborar um projeto.

O tema é relacionado às Leis n.º 10.639/03 e 11.645/08 dentro da temática da história afro-brasileira e indígena na realidade das escolas de Sergipe. A oficina acontecerá por meio da plataforma Zoom, e o link para acesso será disponibilizado por e-mail uma semana antes do evento. A inscrição pode ser feita até o dia 22 de abril através do link https://forms.gle/VmYzTbxYR6uGihXt9

De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, iniciativas como essa promovem a valorização e socialização de práticas nas próprias redes de ensino de Sergipe, como também de outros estados. “O compartilhamento entre as redes sobre ações e projetos voltados para a Diversidade Étnica enriquece o trabalho pedagógico em nossas escolas. Parabenizamos a iniciativa dos residentes em Gestão Pública da Vetor Brasil em contribuir para a integração entre as redes, que, juntamente com o Serviço de Educação do Campo e Diversidade e nossas escolas, oportunizarão socialização de experiências na implantação das Leis n.º 10.639/03 e 11.645/08”, disse.

Segundo Acacia Daniel, coordenadora do Secad, na oficina serão compartilhados três projetos implementados na Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe. “O evento será um espaço importante, não apenas para troca de boas práticas, mas também de mão na massa. Afinal, a diversidade não pode estar em pauta nas escolas somente na semana da consciência negra. Queremos apoiar as escolas sergipanas na elaboração de projetos que possam mobilizar os professores a promoverem a diversidade em todos os dias do ano”, declarou.

A professora Camila de Araújo Lopes, residente em Gestão Pública da Vetor Brasil que atua na SEDUC, afirma que o objetivo do primeiro encontro é incentivar o desenvolvimento de práticas educativas, inspiradas nas Leis n.º 10.639/03 e 11.645/08, dentro da temática das histórias afro-brasileira e indígena na realidade das escolas de Sergipe, a partir do compartilhamento de boas práticas das escolas e da interação entre os proponentes e participantes dos três estados. Já o segundo momento será para a elaboração de projetos que visem a implementar as leis na realidade de cada escola, inspirados na oficina anterior e alinhados à temática étnico-racial.

“Ressaltamos que, como a segunda parte da oficina é desenvolver um projeto com o apoio de um monitor e a inspiração das práticas compartilhadas, essa inscrição deverá ocorrer em dupla, ou seja, duas pessoas por escola. Caso seja possível incluir um aluno da escola, o processo se tornará ainda mais rico e, nesse caso, pode-se inscrever um trio por unidade escolar”, afirmou.

Fonte: Ascom Seduc/SE.