Doença auto imune provoca hematomas no corpo

Doença autoimune caracterizada pelo baixo nível de plaquetas, a Púrpura Trombocitopênica Imunológica promova manchas roxas e avermelhadas na pele. Ainda pouco conhecida, a enfermidade atinge pessoas de todas as faixas etárias e pode evoluir para um quadro grave, levando à morte. 

“A doença se caracteriza pela auto destruição das plaquetas, células responsáveis pela coagulação no sangue. Isso acontece por causa de fenômenos imunológicos (quando os anticorpos atacam as plaquetas) que podem ser desencadeados por vários motivos, entre eles, infecções virais e uso de alguns medicamentos”, explica o hematologista Lucas Menezes.

Com a queda do número de plaquetas, aparecem as falhas na coagulação do sangue e consequentemente os principais sintomas da doença, que são manchas pelo corpo e os sangramentos. “Os sinais da doença são as manchas na pele, os pontinhos vermelhos e hematomas que aparecem nas extremidades e nos membros inferiores, podendo aparecer em outras áreas do corpo. Também pode ocorrer sangramento pelas narinas, na urina, nas fezes e ao escovar os dentes”, detalha o especialista.

Diagnóstico

Hematologista explica os sintomas da doença 

O diagnóstico da doença pode ser feito com exame clínico e hemograma. Também é preciso um diagnóstico diferencial para descartar outras doenças que também se caracterizam pela redução no número de plaquetas, a exemplo de leucemias e lúpus. “É muito importante que um hematologista seja contactado justamente por causa da existência de outras doenças que se apresentam de forma parecida e da necessidade do diagnóstico diferencial”, acrescenta Lucas.

Tratamento

Ainda de acordo com Lucas, o tratamento é feito com medicamentos que inibem a destruição das plaquetas. “São várias classes de medicamento, mas o paciente também pode necessitar de internamento, de medicamento intravenoso e até de algum tipo de cirugia. Tudo isso vai depender de cada caso”, finaliza.

Fonte: Infonet