DIABETES

Os usuários do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE) terão uma sexta-feira, 20, diferente. O Dia de Cuidado ao Paciente com Diabetes contará com palestras, aferição de pressão arterial, glicemia e será um momento especial para tirar dúvidas sobre a doença com os “Farmacêuticos da Alegria” e toda a equipe do Case. O evento tem como objetivo focar a prevenção e o controle do diabetes, inserindo temas de educação em saúde junto aos sistemas de cuidados e à comunidade.

Dentro da programação será apresentada aos usuários do CASE o Serviço de Atenção Farmacêutica. “Esta é uma novidade no CASE, desenvolvido por estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a supervisão do professor Genival Araújo dos Santos Júnior. Nele, o usuário contará com o atendimento de um profissional da área para avaliar os parâmetros clínicos do paciente e orientá-lo sobre o uso correto do medicamento”, explicou a coordenadora interina do Case, Luciana Alves.

O evento se destina a todos os usuários e funcionários do CASE e, principalmente, aqueles que possuem diagnóstico de Diabetes Mellitus. De acordo com Luciana Alves, este é o primeiro evento de uma série de outros já programados a serem realizados ao longo do ano 2014.

Entre as palestras do evento estão: Fisiopatologia da Diabetes, Uso Racional de Medicamentos voltados para Diabetes, Insulinoterapia e Dietoterapia. As palestras serão ministradas pelo farmacêutico do Serviço de Atenção Farmacêutica do CASE, Genival Araújo dos Santos Júnior, pelos estagiários de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe e pela Nutricionista do Case, Gildenae Jaguar.