CRO-SE comemora Dia do Cirurgião-Dentista

Neste dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Cirurgião-Dentista no Brasil. A data comemorativa foi instituída em alusão ao 25 de outubro de 1884, quando  foi assinado o Decreto 9311, determinando a  criação dos primeiros cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Seguindo a mesma lógica, a comemoração mundial do dia desses profissionais [3 de outubro] coincide com o dia de fundação da primeira escola dentária do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery, em 1840, nos Estados Unidos. Embora as atividades de dentista sejam populares ao redor do mundo há cinco mil anos, foi apenas no século 19 que nasceram as escolas específicas para formar tais profissionais.  No Brasil, em 1811 foi expedida a primeira carta de dentista, pelo português Pedro Martins de Moura, que dava direito apenas a “tirar dentes”.


Tanto tempo depois, a odontologia brasileira é considerada referência no mundo. Mas novas conquistas ainda estão em curso. Uma das mais recentes foi a aprovação no Senado Federal, por unanimidade, do Projeto da Odontologia na UTI, no último dia 02. O Projeto de Lei estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais da Odontologia em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em hospitais públicos e privados – PLC 34/2013. A conquista reflete na articulação efetiva do Conselho Federal de Odontologia e dos Conselhos Regionais junto à bancada parlamentar da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no Senado Federal.


Outra bandeira apoiada pelos Conselhos Regionais e Federal de Odontologia e entidades de classe é a regulamentação da atuação dos planos odontológicos. Inclusive, esta sexta-feira marca a 5ª Paralisação Nacional Contra os Abusos das Operadoras, que se coloca contra a exploração abusiva dos planos odontológicos. Sob a liderança da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos [ABCD, ABO nacional, CFO, FIO e FNO], o movimento realizará nesta sexta, 25, a interrupção do atendimento clínico aos usuários de planos odontológicos, mantendo-se, contudo, os atendimentos de urgência e emergência desses usuários. Segundo as entidades, o objetivo principal do movimento é sensibilizar a população para a necessidade de garantir a defesa do direito ao recebimento de um atendimento odontológico de qualidade por parte dos CDs prestadores. Uma Carta Aberta foi divulgada pela entidade, e pode ser conferida, na íntegra, no site do CRO-SE [www.crose.org.br].


Programação comemorativa
Enquanto essas lutas se processam, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) vem atuando fortemente na fiscalização do exercício profissional e na valorização dos categoria. Campanhas nesse sentido foram deflagradas em Sergipe, capital e interior, com a fixação de faixas e a circulação de busdoors. E, para comemorar o mês do dentista, foi preparada uma programação especial para todo o mês, que contemplou atividades lúdicas, esportivas, palestras informativas relacionadas às mais diversas especialidades odontológicas e direcionadas à saúde e ao bem-estar dos profissionais.


Uma das ações previstas é a campanha para arrecadação de fraldas geriátricas, que serão doadas para o Asilo Same. Outra grande ênfase dada pelo CRO-SE neste mês foi a prevenção ao câncer de boca, oitava neoplasia mais frequente no mundo, que acomete homens e mulheres, em especial, usuários de álcool e fumo. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, o Conselho realizou dois dias de treinamento para os dentistas da rede, ministrada pelo CD Cristiano Gaujac. Em seguida, ocorreu a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca nas unidades de saúde do município, também com apoio do CRO-SE.


O ponto alto da programação acontece justamente nesta sexta-feira, quando ocorrerá a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico no auditório do CRO-SE, a partir das 19h, acompanhado de Coquetel comemorativo do Dia do Cirurgião-Dentista. Entre os homenageados, figuram profissionais da área que se destacaram em diferentes categorias, e o Vereador Dr. Gonzaga e o Deputado Federal Mendonça Prado, pelos relevantes serviços prestados à categoria nas suas respectivas casas de atuação.


Saúde Bucal
Especialistas alertam para a importância do tratamento preventivo para a manutenção da saúde bucal, desde a infância. Pelo que se observa, a adoção de cuidados desse tipo teve um salto positivo nos últimos anos, mas, segundo estatística nacional, 45% da população brasileira ainda não têm acesso a tratamento dentário. O Brasil só deve reduzir esse déficit dentro de dez a 15 anos. Segundo o presidente do CRO/SE, Anderson Lessa, é notável a melhora da conscientização da população sobre a importância da saúde bucal, porém, ainda há muitos caminhos a percorrer.


“Mesmo sendo o Brasil, um País com mais de 200 milhões de habitantes, ainda existem muitas pessoas que não têm acesso ao trabalho de educação e preservação da própria saúde, principalmente a bucal, como, por exemplo, manutenção da arcada dentária, prevenção de doenças que acabam ocasionando a perda dos dentes, e, consequentemente, prejudicam a qualidade de vida”, explica. De acordo com ele, profissionais qualificados têm trabalhado para educar essa parcela da população, oferecendo seus serviços aos pacientes para que cada vez mais se adequem e tenham consciência da importância da saúde bucal.


Por isso, dão algumas dicas, para ajudar a população a cuidar bem da saúde bucal e, consequentemente, sistêmica.
– Visite seu dentista a cada seis meses, mesmo não sentindo dor;
– Mantenha uma alimentação saudável, rica em cálcio – contribui para uma dentição perfeita;
– A escova de dente ideal deve alcançar os dentes do fundo;
– Use fio dental antes da escovação, assim, seus dentes ficarão livres dos resíduos mais difíceis de alcançar;
– Os dentes dos bebês devem ser limpos com cotonete, gaze ou ponta de fralda umedecida. Assim, evita-se cáries que, incrivelmente, podem aparecer nos primeiros dentinhos, causadas por mamadeiras ou alimentação doce;
– Após as refeições escove sempre os seus dentes, pois os restos alimentares transformam-se em ácidos que podem destruir o esmalte.