CONSCIÊNCIA NEGRA


A Fundação Banco do Brasil escolheu a próxima quinta-feira 20/11, Dia da Consciência Negra, para lançar a 11ª edição do Projeto Memória, que, neste ano, tem como tema “João Cândido e a luta pelos direitos humanos”. O evento integra programação da Presidência da República em celebração do feriado de Zumbi dos Palmares.


A celebração será realizada na Praça XV, no Rio de Janeiro, a partir de 14h, e terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O lançamento do Projeto Memória está previsto para às 16h.


Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, a escolha de João Cândido como homenageado deste ano é um marco. “É a primeira vez que um negro ocupa a posição. Temas como escravidão, monocultura e latifúndio, ligados à sociedade da época, e com reflexos no Brasil de hoje, voltarão a ser discutidos por meio do estudo da vida e lutas de João Cândido”, afirma.


O Projeto Memória inclui uma exposição itinerante em 800 municípios brasileiros e a produção de vídeo-documentário e livro foto-biográfico. As obras serão distribuídas para 5,3 mil bibliotecas públicas do país. Além disso, um kit pedagógico, com almanaque histórico e guia do professor, também serão editados e enviados a 18 mil escolas públicas. O projeto contará, ainda, com uma página na internet sobre a vida e a luta do almirante negro


Homenagem – Fazem parte da programação do Dia Nacional da Consciência Negra a transferência, dos jardins do Museu da República para a Praça XV, de uma estátua que homenageia João Cândido. A obra, criada pelo artista plástico Walter Brito, traz o Almirante Negro segurando o leme em uma das mãos e a outra, enquanto a outra aponta para o mar.


Também estão previstos discurso do filho do homenageado, Candinho, e shows de Noca da Portela, Nelson Sargento, dona Ivone Lara, Neguinho da Beija Flor, João Bosco e Martinho da Vila.


João Cândido defendeu, no início do século passado, melhores condições de trabalho para os marujos e a abolição de castigos corporais na Marinha. Apesar da luta ter redundado no compromisso do Governo Federal em abolir os castigos aos marinheiros, João Cândido foi expulso da corporação, internado em hospital psiquiátrico, tendo trabalhado até o fim da vida, na Praça XV, descarregando peixes de navios.


Desenvolvido desde 1997 pela Fundação BB, em parceria com a Associação Cultural do Arquivo Nacional e a Petrobras, o Projeto Memória resgata a história de personalidades que defenderam a inclusão social no Brasil, de forma a preservar a vida, o pensamento, a obra e os fatos marcantes que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira.


Nove personagens já foram tema do Projeto Memória desde então: o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Álvares Cabral, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire e a feminista Nísia Floresta.


Dia da Consciência Negra – A celebração do feriado de Zumbi dos Palmares será promovida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), no dia 20, a partir das 14h, na Praça XV, centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ).


Veja a programação:


20 de novembro


14h – shows com Noca da Portela, Nelson Sargento, dona Ivone Lara e Neguinho da Beija Flor;


16h – lançamento do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil – “João Cândido e a luta pelos direitos humanos”;


18h30 – Inauguração da Estátua de João Cândido;


19h – Discursos de Candinho, filho de João Cândido, do ministro Edson Santos e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva;


19h30 – Show de João Bosco e Martinho da Vila.